O governo de São Paulo vai implementar um toque de restrição a partir desta sexta-feira, 26, para conter o avanço da pandemia de covid-19 no Estado. Das 23 horas até as 5 horas da manhã somente deslocamentos essenciais – como ir a hospitais ou farmácias – são permitidos. O Diário retransmitiu coletiva do governador João Dória e a equipe de contingência de combate ao novo coronavírus, a partir das 12h45.

O comércio não essencial precisa fechar neste horário, mesmo que uma região esteja em uma fase da quarentena menos restrita. No período, qualquer aglomeração é proibida.

A nova regra se estende até 14 de março e a Polícia Militar vai fazer a fiscalização, incluindo blitz nas ruas de grandes cidades do estado, focado em verificar principalmente possíveis aglomerações.

Durante o dia, valem as restrições de acordo com a fase em que a região está. Olímpia, sob a classificação do Plano São Paulo de última sexta (19), está na fase vermelha, mas o prefeito Fernando Cunha avalia, hoje (24), depois da reunião do Comitê de Contingência, às 15h, se vai continuar sem editar novo decreto, mantendo-se na fase laranja.

O Estado tem um total de 1.990.554 casos confirmados e 58.199 óbitos causados pela covid-19. A taxa de ocupação em leitos de UTI está em 69% em todo o estado e da Grande São Paulo, com 6.657 pacientes internados em terapia intensiva.

Em algumas cidades do interior, como Araraquara, não há mais leitos disponíveis e a prefeitura determinou o lockdown até domingo. São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, já tinha implementado um toque de recolher das 22h às 5h no começo da semana.