Assessoria e Redação — Titulares das Secretarias de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, além do comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Olímpia se reuniram nesta quinta-feira (16) para traçar estratégias visando melhorar a infraestrutura de segurança e trânsito da cidade.
A reunião, liderada pelo Tenente-Coronel Vinícius Cláudio Zoppellari e Wilson França, abordou a integração de tecnologias e o compartilhamento de dados como medidas prioritárias.
Entre as iniciativas discutidas está a formação de um termo de parceria público-privada para o uso de imagens de câmeras de segurança particulares no monitoramento urbano. A medida visa ampliar a cobertura de vigilância em pontos estratégicos da cidade.
Olímpia na Muralha Paulista
Outro projeto destacado foi a possível adesão ao programa Muralha Paulista, uma iniciativa estadual que prevê a modernização da segurança pública através da instalação de bases policiais e da integração tecnológica entre os municípios e o estado. O programa inclui o uso de tecnologias avançadas, como reconhecimento facial e aplicativos policiais.
O programa opera com base em uma análise detalhada de chamadas ao serviço de emergência 190, boletins de ocorrência e diretrizes internacionais para combate ao crime. Utiliza avançadas tecnologias de identificação para detectar 18 tipos distintos de comportamentos ilícitos, o que permite uma atuação mais eficaz e direcionada das forças de segurança.
A Inteligência Artificial é empregada para criar uma nova base de dados qualificada, que proporciona aos gestores de segurança pública acesso a informações estratégicas. Essas informações permitem a tomada de decisões de forma mais rápida e precisa, contribuindo para a redução da violência, o enfraquecimento de redes criminosas e a proteção mais efetiva dos cidadãos.
Semáforos ‘inteligentes’ à vista
Na área de trânsito, as Secretarias planejam implementar semáforos inteligentes equipados com sensores que ajustam o fluxo de veículos e pedestres de acordo com a demanda real das vias, buscando otimizar a mobilidade urbana.
Estudos adicionais estão em andamento para integrar novas tecnologias ao sistema de monitoramento existente e para compartilhar informações com a Defesa Civil sobre áreas de risco.