A Estância Turística de Olímpia inicia hoje (18), segunda-feira, e vai até o feriado de quarta-feira (20), a programação da Semana da Consciência Negra, com organizada pela Comissão Municipal da Consciência Negra e apoio da Prefeitura. Sob a coordenação da vereadora Edna Marques, o evento contará com atividades culturais gratuitas e apresentações de artistas locais.

A programação terá início nesta segunda-feira (18), com a apresentação da peça teatral “Memórias Vivas”, encenada pelo Grupo Tenba (Teatro Experimental Negro de Barretos) e pelo Coletivo Quintessência, às 19h, na Casa da Cultura.

O espetáculo aborda a trajetória de figuras como Xica Manicongo, Griot, Carolina Maria de Jesus e Marielle Franco, destacando personalidades negras na história do Brasil e do mundo.

Com classificação livre e duração de cerca de 60 minutos, a peça tem direção e dramaturgia do Grupo Tenba e produção de Tamara Malunga, Debis Ali e Cami Felice, além de trilha musical de Fabrícia Pereira.

No feriado estadual de quarta-feira (20), a programação continua na Estação Cultural de Olímpia (ECO), com atividades a partir das 15h. Os grupos locais Batukada e Pagod’elas se apresentarão durante a tarde, enquanto o grupo Samba dos Pretos, de São José do Rio Preto, encerrará o evento às 20h.

Feriado da Consciência Negra

A Prefeitura de Olímpia informa que o Dia da Consciência Negra, estabelecido como feriado no Estado de São Paulo pela Lei Estadual n.º 17.746, será seguido pelo município conforme o Decreto Municipal Nº 8.959/2023.

No dia 20 de novembro, não haverá expediente nas repartições públicas, com exceção de serviços essenciais, enquanto empresas do setor privado devem observar normas trabalhistas específicas.