A 60ª edição do Festival Nacional do Folclore da Estância Turística de Olímpia atraiu mais de 100 mil pessoas desde o início do evento no último sábado (3), quando mais de 30 mil pessoas compareceram à abertura, segundo informações da organização.
Com o encerramento programado para domingo (11), o festival ainda oferece uma série de atividades gratuitas, além das apresentações no Palco Principal do Recinto do Folclore, onde mais de 40 grupos se apresentarão nos últimos três dias do evento.
Nesta sexta-feira (9), o festival inclui a Peregrinação dos grupos, a Gincana e Folclorança com crianças pela manhã. À tarde, acontece o último dia do Minifestival, com apresentações de alunos da rede municipal de ensino, além da última Oficina de Dança na Casa da Cultura, conduzida pelo Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém (PA).
À noite, mais de 15 grupos de diversas regiões do Brasil se apresentam no palco do recinto.
No sábado, 10 de agosto, a programação começa às 10h com a Peregrinação dos grupos participantes do FEFOL pela Rua São João, culminando em uma integração na Praça da Matriz, onde será realizada uma homenagem ao Professor José Sant’anna.
O domingo (11), marca o último dia do evento, começando às 9h com o tradicional Desfile de Encerramento, que este ano volta a ser realizado na Avenida Aurora Forti Neves, com concentração na Câmara Municipal. Mais de 45 grupos participarão do desfile, que também homenageará o tema do festival: “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”.
À noite, o festival será encerrado com uma cerimônia no Palco do Recinto do Folclore, a partir das 20h, e com a apresentação de grupos que ainda estarão na cidade e convidados. Além das apresentações, o recinto oferece barracas de alimentação, parque de diversões e a Vila Brasil.
O Festival do Folclore de Olímpia é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e empresas locais.