A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, através da Secretaria de Turismo e Cultura, anuncia a abertura de inscrições para a 60ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL). Os grupos interessados podem se inscrever a partir da próxima quarta-feira, 10 de janeiro.

O FEFOL, programado para ocorrer de 3 a 11 de agosto de 2024, é um dos principais eventos de preservação da cultura brasileira no país. Esta edição comemorativa visa ampliar o reconhecimento do festival e enriquecer a programação com novidades culturais.

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente pelo site da Prefeitura de Olímpia, no período de 10 a 25 de janeiro, das 00h01 às 23h59. Os interessados devem ler e concordar com os requisitos e responsabilidades detalhados no regulamento do evento, também acessível no site.

Podem participar grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais de nível local, regional e nacional, que atuem na área de dança e música, valorizando o folclore e a arte popular brasileira. No ato da inscrição, é necessário fornecer informações básicas, histórico do grupo, fotos, vídeos e especificações técnicas para as apresentações.

A seleção dos grupos participantes será feita por uma Comissão Organizadora, baseada nos critérios de diversidade cultural e representatividade regional, conforme estabelecido no regulamento. A quantidade de grupos selecionados e a programação do evento serão definidas pela Comissão, com a divulgação dos selecionados prevista para fevereiro.

O EVENTO

O Festival do Folclore de Olímpia, realizado anualmente em agosto, é um marco cultural que congrega a diversidade cultural brasileira. O evento de 2024, sob o tema “Olímpia, o Solo Sagrado da Cultura Brasileira”, homenageia a cidade sede e figuras importantes de sua história.

Além de danças e folguedos, o festival incluirá palestras, gincanas, oficinas de brinquedos infantis, minifestivais, exposições de artesanato, festivais de violeiros, gastronomia típica, desfiles e atividades educativas, acontecendo no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”.