De 3 a 11 de agosto de 2019, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, realizará o 55º Festival do Folclore, um dos maiores e mais importantes do país, que comemora, este ano, seu Jubileu de Orquídea.

Durante nove dias de festa, a cultura de todo o país se reunirá na cidade, que é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).

A grande atração do evento fica por conta das apresentações noturnas de palco de danças e manifestações folclóricas, que encantam o público da festa. Mas, aliado a isso, a programação do evento inclui uma série de atividades como palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, peregrinações pelas ruas e muito mais.

As cinco regiões brasileiras são presenças confirmadas no 55º Festival do Folclore de Olímpia, que contará com mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos, de 14 estados brasileiros. A expectativa é de receber cerca de 130 mil pessoas, no decorrer do evento.

O cartaz oficial da edição 2019 é ilustrado pelo Fandango de Tamanco Cuitelo, de Ribeirão Grande – SP. Fundado em 1964, o grupo apresenta uma dança sapateada e palmeada ao som de violas e gaitas, de origem hibérica, especificamente da Espanha, e chegou até a região do Sudoeste Paulista através dos Tropeiros, por volta de 1700. O grupo foi trazido para Olímpia pelo saudoso Professor José Sant’anna e participou de todas as edições do festival até hoje.

O palco da festa, que tem entrada gratuita, é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popularmente conhecido Recinto do Folclore, que leva o nome do idealizador do festival.

A estrutura do evento oferece ainda estacionamento oficial, ampla praça de alimentação com dezenas de barracas e gastronomia variada, parque de diversões, além de segurança reforçada.

O espetáculo de abertura, no dia 03 de agosto, que é um dos momentos mais emocionantes, promete surpreender e encantar o público com a música tema “Floresce Coração”. Mais de 300 crianças da rede municipal e artistas convidados estão ensaiando para a apresentação.

O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia com peregrinações dos grupos participantes, que realizam apresentações e interagem com a comunidade. Além de outras atividades de confraternização, troca de experiências e fomento da cultura popular.

O 55º Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com associações culturais e patrocínio de empresas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here