A edição especial de 60 anos do Festival Nacional do Folclore de Olímpia está em contagem regressiva. Ele ocorrerá de 3 a 11 de agosto de 2024, com entrada gratuita no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. A expectativa é grande e os preparativos estão em ritmo acelerado.

A abertura do festival, tradicionalmente elaborada pela secretaria municipal de Educação, será no sábado (3). O espetáculo, que inaugura a semana de festividade, contará com uma apresentação que abordará a história de Olímpia e do Festival, destacando aspectos econômicos e sociais desde a fundação do município até a criação do Festival do Folclore.

O tema deste ano é “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”. O enredo resgatará a história do festival, que começou nas escolas, por iniciativa do Professor José Sant’anna. As atividades nas escolas municipais enraízam o amor pela cultura folclórica nas crianças, através de estudos e pesquisas durante o ano letivo.

Os ensaios para a abertura começaram meses atrás nas escolas e agora entram na reta final no Recinto do Folclore. Roupas e adereços estão sendo confeccionados pela equipe da Educação e das escolas.

O espetáculo contará com cerca de 600 participantes, a maioria alunos da rede municipal de ensino, além de professores, funcionários e amigos da Educação. A apresentação especial deste ano terá a participação inédita de dançarinos dos grupos visitantes do FEFOL, que estão ensaiando à distância.

A produção da abertura tem roteiro e música-tema de autoria da professora Taíse Renata da Cruz, figurinos e cenários das professoras Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Taíse Renata da Cruz, direção artística do professor Alan Saviolo Duran, direção técnica do professor Tiago Pessoa Lourenço, coordenação da supervisora de ensino Maristela Aparecida Araújo Bijotti Meniti, direção geral da secretária municipal de Educação Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha, e narração de Luísa Magro Lourenço.

Além da abertura, as crianças da rede municipal ensaiam para atividades como o Minifestival, no qual representam as danças de diversos estados brasileiros. A programação será realizada no período da tarde, entre os dias 05 e 09 de agosto, com entrada gratuita.

Para receber o público esperado de 180 mil pessoas durante os nove dias de festa, o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” está passando por reparos elétricos, estruturais e pintura nas barracas, arquibancada e demais espaços. A decoração da festa inclui chitas, fitas e elementos que trazem cor e movimento ao evento.

O 60º FEFOL contará com a participação de 60 grupos de 17 estados, representando todas as regiões do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros.