O Festival Nacional do Folclore de Olímpia iniciou, na noite deste sábado (3), a programação oficial da edição especial de 60 anos. A Estância Turística de Olímpia celebrou o Jubileu de Diamante do evento, considerado um dos maiores festivais de cultura do Brasil. A primeira noite do festival atraiu mais de 30 mil pessoas ao Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, segundo a Comissão Organizadora. Fotos Neyson Francis, Edinaldo Luppi (fotos e drone) e Leonardo Concon

O Diário registrou ‘ao vivo’ no Facebook e YouTube desde o Vitinho Park, ao entardecer e gastronomia; depois, a inauguração de exposição no novo Museu de História e Folclore e, finalmente, a apresentação e homenagens feitas por alunos da rede municipal.

O Espetáculo de Abertura, organizado pela secretaria de Educação, contou com a participação de quase 600 pessoas e abordou o tema “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”.

A apresentação destacou a história do festival e seus personagens, começando com um vídeo introdutório.

Em seguida, um enredo que homenageou a fundação de Olímpia e os primórdios do evento. O espetáculo envolveu dançarinos dos grupos participantes e cerca de 500 alunos da rede municipal.

Autoridades locais, incluindo o prefeito Fernando Cunha, o vice-prefeito médico Fábio Martinez, a secretária de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi, e a presidente de honra da Comissão, professora Cidinha Manzoli, participaram da cerimônia de abertura e recepcionaram cerca de 30 grupos participantes. Cunha destacou a importância dos grupos folclóricos para a cultura brasileira e declarou aberto o 60º Festival do Folclore.

A noite contou com um show pirotécnico musical inédito, seguido pelas apresentações no Palco Principal, iniciadas pelo CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, Rio Grande do Sul. Outros 14 grupos se apresentaram, vindos de várias regiões do Brasil. Confira vídeo completo:

Exposição no novo Museu

Antes do início da programação oficial, foi realizado um ato simbólico no Novo Museu do Folclore, com a abertura de exposições e o lançamento de um documentário sobre os 60 anos do festival, produzido pela Fundação Roberto Marinho.

Neste domingo (4), a programação começou com a Missa dos Violeiros e, à noite, mais 17 grupos realizaram apresentações no festival. Além da arena, o público tem aproveitado espaços como a Vila Brasil, o Pavilhão do Artesanato, a praça de alimentação e o parque de diversões.

A programação do 60º Festival Nacional do Folclore de Olímpia segue até 11 de agosto, com diversas atividades gratuitas no Recinto do Folclore Professor José Sant’anna. As transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook do FEFOL têm alcançado público em todo o Brasil e no exterior, contabilizando 29 mil visualizações apenas na abertura e na missa do domingo.