A pouco mais de dez dias do 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que este ano retoma seu formato presencial, a Comissão Organizadora está alinhando os últimos detalhes para a festa. Nesta segunda-feira (25), foi divulgada a programação completa das apresentações noturnas e das demais atividades que compõem o festival.

Este ano, o 58º Festival do Folclore de Olímpia reunirá, na Capital Nacional do Folclore, grupos representantes de 18 Estados brasileiros. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos, sendo 7 dos participantes considerados inéditos.

ABERTURA – 6 DE AGOSTO

A abertura da edição está marcada para o dia 6 de agosto (sábado), a partir das 19h, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o Recinto do Folclore. O evento terá início com a Inauguração do Pavilhão de Artesanato e Lançamento do Anuário 2022, na Barraca A.

Na sequência, os olhares se voltam para a Arena do Recinto, onde serão realizadas a Cerimônia Oficial com as autoridades, o Espetáculo de Abertura com as crianças da rede municipal e convidados e a recepção dos grupos participantes deste ano.

Em seguida, iniciam-se as apresentações de dança no Palco Principal (Bastião), com 12 grupos.

DOMINGO, DIA 7

No domingo, dia 7, a programação começa às 10h, com a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São João Batista, no centro de Olímpia.

AS ATIVIDADES NO RECINTO

Na segunda e terça-feira, dias 8 e 9, haverá Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore, voltado aos professores, a partir das 8h, no Pavilhão da Educação (Barraca A).

De 8 a 12, segunda a sexta, há também programação infantil no Recinto, às 8h, com a Gincana de Brincadeiras Tradicionais Infantis e a Folclorança, que incentivam as crianças a conhecerem brincadeiras antigas e confeccionarem brinquedos, resgatando a cultura da época dos pais e avós.

Na parte da tarde, a partir das 14h, também de segunda a sexta, será realizado o Mini Festival, com a participação das escolas municipais interpretando as danças típicas dos Estados e dos grupos visitantes.

Na quarta-feira, dia 10, às 8h30 ocorre também o Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, voltado aos pesquisadores, acadêmicos e estudiosos da música, da arte e da cultura popular, que este ano abordará o Centenário da Semana de Arte Moderna.

PEREGRINAÇÃO PELAS RUAS

Fora do Recinto, de segunda a sexta, às 9h, haverá a Peregrinação com a passagem dos grupos pelas ruas do comércio central da cidade, com uma grande confraternização no sábado pela manhã, dia 13, na Praça da Matriz. Na sexta-feira (12), às 8h, será feita a Visita ao Túmulo do Professor José Sant’anna.

SEMPRE ÀS 20H

Todos os dias à noite, a partir das 20h, começam as demais atividades no Recinto. Além do Palco da Arena, há ainda a programação cultural da Casa do Caipira (Vila Brasil), marcada pelos tradicionais shows de violeiros e música raiz, e duas atrações novidade na edição deste ano: a Passarela do Folclore e o Circuito de Santos Reis, que consistem em intervenções culturais dos grupos visitantes e das Companhias de Reis, em diferentes espaços do Recinto, levando as apresentações e a interação com o público para além da arena.

DESFILE DE ENCERRAMENTO E CERIMÔNIA

No domingo (14), último dia do festival, o tradicional Desfile de Encerramento, às 9h, na avenida em frente à entrada principal do Recinto e, a partir das 20h, a Cerimônia de Encerramento e o último dia também da programação noturna.

Toda a programação é gratuita e, além de prestigiar presencialmente, o público poderá acompanhar as apresentações de palco, pela internet, com transmissão ao vivo nos canais oficiais.

O Festival de Folclore é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA