A partir deste sábado (3),  até o dia 11, domingo da próxima semana, a Estância Turística de Olímpia realizará a 60ª edição do Festival Nacional do Folclore, um dos maiores eventos de cultura popular do País. Em comemoração ao Jubileu de Diamante, o festival receberá 60 grupos das cinco regiões brasileiras.

Com o tema “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”, o evento homenageará a história da cidade, terra natal do FEFOL, e personagens importantes de sua trajetória. A programação começará no sábado (3), às 19h30, com a cerimônia oficial de abertura, incluindo o tradicional hasteamento das bandeiras e um espetáculo de abertura com cerca de 600 participantes, entre alunos da rede municipal de ensino, professores, funcionários e convidados.

A apresentação especial de 60 anos contará com a participação inédita de dançarinos dos grupos visitantes, que ensaiaram à distância. O enredo do espetáculo resgatará aspectos econômicos e sociais desde a fundação do município até os primórdios do Festival do Folclore, criado pelo professor José Sant’anna para incentivar o estudo e a pesquisa sobre o folclore.

Após a apresentação, a cerimônia continuará com discursos oficiais e a recepção dos grupos participantes. As apresentações da primeira noite começarão às 21h15, com 15 grupos. O CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí/RS, abrirá a programação do Palco Principal.

No domingo (4), a programação começará às 10h, com a tradicional Missa em Ação de Graças ao Festival na Igreja Matriz de São João Batista. À noite, a partir das 19h, haverá 17 apresentações no Palco Principal.

Vila Brasil

No espaço cultural da Vila Brasil, no sábado, haverá apresentações de violeiros no sábado (3), a partir das 21h, com Jean Carlos Material, Manu Viola, e o trio Marcos Paulo, Zé Pereira e Juninho da Viola. N

o domingo (4), a partir das 20h, se apresentarão o grupo “Amigos & Violas” e as duplas Juracy e Juarez Martins e Bazan Viola e Ferreira.

O evento

Ao todo, 60 grupos de danças, folclóricos e parafolclóricos participarão do FEFOL 2024, representando 17 Estados brasileiros. Serão quatro grupos do Norte, 16 do Nordeste, quatro do Sul, quatro do Centro-Oeste e mais de 30 do Sudeste, incluindo os grupos olimpienses. Destes, mais de 40 grupos são visitantes e 17 são de Olímpia, com 10 participações inéditas.

O festival espera atrair mais de 180 mil pessoas durante os nove dias de festa. O palco do evento será o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. A entrada é gratuita e a programação inclui atividades educativas, recreativas, artísticas e culturais. A programação completa está disponível no site do evento.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e empresas locais.