O Festival Nacional do Folclore de Olímpia, que ocorrerá de 3 a 11 de agosto de 2024, destacará a participação de dez grupos folclóricos que se apresentarão pela primeira vez no evento. Este ano, o festival celebra seu 60º aniversário, reforçando seu papel como principal encontro do folclore brasileiro e promovendo a diversidade cultural do país.
Entre os novos participantes, destacam-se grupos de diversas regiões do Brasil. O Grupo de Suça “Tia Benvinda”, de Natividade, Tocantins, e o Grupo de Tradições Marajoara ‘Cruzeirinho’, de Soure, Ilha do Marajó, são alguns dos que farão sua estreia.
Outros incluem o Bumba Meu Boi Cão de Raça, de Maceió, Alagoas, e o Maracatu Vozes da África, de Fortaleza, Ceará.
O evento também contará com a participação do Grupo de Cultura Os Cariris, de Taperoá, Paraíba, o Centro de Tradições Gaúchas Heróis Farroupilha, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e o Grupo Ratoeira da Magia, de Florianópolis, Santa Catarina.
Completam a lista o Grupo Sociocultural Cara da Rua, de Miracema, Rio de Janeiro, os Caiapós, de Piracaia, São Paulo, e a Companhia de Reis Família de Belém, de Castilho, São Paulo.
Ao todo, a 60ª edição do festival reunirá representantes de 17 Estados brasileiros, das cinco regiões do país. A iniciativa visa fortalecer a diversidade cultural, a preservação da cultura popular e reafirmar o compromisso de Olímpia como a Capital Nacional do Folclore.
O Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros.
A programação, aberta a toda população e visitantes, oferece entrada gratuita, consolidando-se como um dos principais palcos para a expressão da rica tapeçaria cultural brasileira.