O GODAP, Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça”, se apresentará no Programa do Ratinho, no quadro Dez ou Mil, segunda feira (23), por volta das 22h, no SBT.

O grupo foi convidado a participar da atração televisiva apresentando a famosa Dança do Bambu. Por ser uma celebração junina, no mês passado, a coreografia voltou a ser compartilhada e comentada nas redes sociais, com mais frequência, chegando assim até à produção do programa, de onde surgiu o convite.

O GODAP sente-se honrado por poder participar do programa e também por mostrar ao Brasil um pouco do folclore paulista.

A DANÇA DO BAMBU 

A dança do bambu conquistou o gosto popular em 2015, após a publicação de um vídeo desta na página oficial do grupo no Facebook. A gravação foi feita e postada na fanpage pela jornalista e ex-integrante, Janaína Longhi. A filmagem aconteceu na noite do dia 30 de maio de 2015 durante a apresentação do grupo no 9.º FIFOL, sendo postado no dia 2 de junho de 2015.

A postagem foi tão bem aceita pelos seus seguidores e amigos que, em pouco tempo, fez com que o vídeo obtivesse muitas visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Até o dia 15 de julho de 2018, o vídeo obteve mais de 12 milhões de visualizações, 38.000 curtidas, 5.700 comentários e 328.000 compartilhamentos pelo Brasil e o pelo mundo, isto sem considerar o aumento gradual das curtidas da página, causando assim um crescimento considerável de seguidores.

A dança exige preparo físico e rítmico dos participantes. É uma constituição coreográfica perigosíssima, pois um passo errado poderá culminar na queda do dançador. Típica de festas juninas e pesquisada no interior de São Paulo na década de 60 pela professora Maria Aparecida de Araújo Manzolli.