A Estância Turística de Olímpia concluiu mais uma edição do Festival do Folclore. Entre 5 e 13 de agosto, o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” recebeu mais de 160 mil pessoas durante os nove dias do evento, segundo nota da Comissão Organizadora. As atividades ocorreram no recinto e se estenderam às ruas e escolas municipais.

Ainda segundo a Comissão, no sábado de abertura (5), o evento teve a presença de aproximadamente 32 mil pessoas. Durante a semana, a média diária foi de 10 mil visitantes à noite. Além disso, atividades diurnas atraíram mais de 9,3 mil participantes. O Novo Museu do Folclore, inaugurado no início do festival, contabilizou cerca de 3 mil visitantes, ainda incompleto.

Durante o festival, 45 grupos de diversas regiões do país se apresentaram. Neste ano, 10 participações foram inéditas, incluindo o bloco carnavalesco Mocidade Independente da Zona Leste. O prefeito Fernando Cunha anunciou a data da próxima edição, que será de 3 a 11 de agosto de 2024, e mencionou que o tema será “Olímpia, o Solo Sagrado da Cultura Brasileira”.

As transmissões ao vivo das atividades alcançaram mais de 100 mil visualizações e mais de 125 mil pessoas em diferentes regiões e países.

A realização do festival envolveu um investimento aproximado de R$ 2 milhões, oriundos de recursos da prefeitura, patrocínios e incentivos culturais. A estimativa é que o evento tenha gerado um impacto de R$ 10 milhões na economia local.

O Festival do Folclore é uma iniciativa da Prefeitura de Olímpia, com apoio de diversos parceiros, incluindo o projeto do Governo do Estado – ProAC e empresas locais, inclusive do Diário de Olímpia que divulga gratuitamente.