DA REDAÇÃO — No artigo VW Fuscas no Festival de Folclore – Revivendo uma antiga tradição, publicado no AutoEntusiastas, Alexander Gromow narra o retorno dos Volkswagen Fuscas sem capô dianteiro ao Festival Nacional do Folclore de Olímpia, em comemoração aos 60 anos do evento. A coluna é editada em português, espanhol e em inglês.

A prática, iniciada em 1967 pelo professor José Sant’anna, idealizador do festival, marcou época ao transformar os icônicos Fuscas em alegorias culturais. Após décadas de ausência, a edição de 2024 reviveu a tradição com cinco veículos representando as regiões brasileiras e integrando a celebração folclórica.

O 60º Festival Nacional do Folclore de Olímpia (FEFOL) marcou um momento histórico ao reviver uma tradição que encantou as décadas de 1960 e 1970: a participação dos Volkswagen Fuscas sem capô dianteiro, transformados em carros alegóricos que representavam diferentes regiões do Brasil. A iniciativa, idealizada pelo professor José Sant’anna em 1967, foi retomada em 2024, com cinco Fuscas decorados e levando moças caracterizadas em seus compartimentos frontais, celebrando a diversidade cultural brasileira.

Os Fuscas no Festival e a Reportagem de Gromow

Nilton Flávio dos Santos e seu pai Zé da Ramona

A história desse resgate começou com fotos enviadas por Nilton Flávio dos Santos ao colunista Alexander Gromow, do site AutoEntusiastas. Nilton, mecânico e ativista da cultura automotiva e filho do icônico mecânico Zé da Ramona, explicou como ele e seu pai, donos de uma oficina especializada em Volkswagens há 56 anos em Olímpia, contribuíram diretamente para o evento. Nilton foi responsável por adaptar os veículos, atendendo ao pedido dos proprietários para garantir que a retirada do capô fosse feita com cuidado.

Alexander e Nilton

Além de compartilhar as imagens que inspiraram a matéria, Nilton mobilizou o jornalista Leonardo Concon, do Diário de Olímpia, para intermediar o contato com a Prefeitura de Olímpia. A colaboração foi essencial para que Gromow obtivesse acesso a fotos históricas e atuais, por meio da equipe de comunicação da prefeitura, representada por Camila Reale, e da bibliotecária Maria do Carmo, que forneceu registros raros do festival.

Ativista do Fusca e preservação automotiva

Alemão e engenheiro eletricista, Alexander Gromow é um dos maiores nomes na preservação da história do Volkswagen Fusca. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil, é autor dos livros “Eu Amo Fusca” e “Eu Amo Fusca II”, além de diversos artigos publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Atualmente, mantém as colunas “Falando de Fusca & Afins” no AutoEntusiastas e “Volkswagen World” no portal Maxicar, além de administrar o site Arte & Fusca.

Reconhecido como um ativista na preservação de veículos históricos, em particular do Fusca e de suas histórias, Gromow foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars. Sua paixão pelo automóvel vai além das questões técnicas, envolvendo um olhar cultural e histórico que conecta veículos clássicos ao contexto social em que estão inseridos.

A história do AutoEntusiastas

O site AutoEntusiastas, fundado em 2008, como blog, e transformado em site em 2014, é referência na produção de conteúdo sobre cultura automotiva no Brasil. Criado por apaixonados por carros, o portal vai além de aspectos técnicos, explorando as conexões emocionais e culturais entre os veículos e a sociedade.

Colunistas como Alexander Gromow trazem histórias que resgatam tradições e fortalecem o vínculo entre o passado e o presente, destacando a relevância do automobilismo na identidade brasileira.