A 60ª edição do Festival Nacional do Folclore de Olímpia (FEFOL) ocorrerá de 03 a 11 de agosto de 2024, com a presença de 60 grupos folclóricos, incluindo 10 estreantes. Este evento, organizado pela Prefeitura de Olímpia através da Secretaria de Turismo e Cultura, contará com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros diversos.

Congada Três Colinas – Franca, SP

Entre os participantes, destacam-se 25 grupos do Estado de São Paulo. Tradicionais participantes do festival, esses grupos geralmente se apresentam no último fim de semana e no desfile de encerramento.

Grupo de Catira, de Araçatuba

Entre eles são o Fandango de Tamanco Cuitelo, de Ribeirão Grande, e a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi do Guarujá.

Fandango de Tamanco Cuitelo – Ribeirão Grande, SP

Além destes, a Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria, e o Cordão Folclórico dos Bichos Tatuienses, de Tatuí, também marcarão presença.

Terno Moçambique São Benedito – Olímpia

Novidades incluem a Companhia de Reis Família de Belém, de Castilho, e os Caiapós de Piracaia, que apresentarão uma encenação que narra a doença e morte de um curumim, seguida de um ritual de ressurreição conduzido pelo pajé do grupo.

Cia de Reis Família de Belém, Castilho

O festival, que também será palco para 17 grupos de Olímpia, promete uma rica troca cultural, abrangendo manifestações folclóricas e Parafolclóricas.

A programação do evento será gratuita e aberta ao público, reafirmando o compromisso de Olímpia com a preservação e a promoção da cultura popular brasileira.