DA REDAÇÃO — Cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça da Matriz de Olímpia entre os dias 19 e 23 de junho para prestigiar o tradicional Juninão de São João. Os dados são da organização da festa, organizada pela Paróquia São João Batista com apoio da Prefeitura, e uniu música, dança, comidas típicas e solidariedade.

Durante cinco noites, moradores e turistas aproveitaram a programação gratuita, com destaque para os pratos juninos servidos nas barracas: kafta, pastel, caldo, milho verde, vinho, entre outros quitutes. Toda a renda da praça de alimentação será revertida aos projetos sociais da paróquia.

A abertura do evento, na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, contou com show da dupla Gil Robson e Adilson. Na sexta (20), se apresentaram o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra e a Orquestra de Violas da ABECAO.

No sábado (21), o destaque foi a Quadrilha da Catequese, seguida pelas duplas Sérgio & Sandro e Netto & Bruno. No domingo (22), o palco recebeu o Godap – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas, o cantor Rochinha e a banda Maria Fumaça.

O encerramento, na véspera do feriado municipal de São João Batista, teve a Quadrilha dos Jovens do TLC, apresentação da banda de forró Duka Santos e o show dos Meninos do Groove.

Mais que uma festa, o Juninão reforçou o papel da tradição junina como expressão cultural e instrumento de mobilização social na cidade.