A Caixa Econômica Federal vai abrir nesta sexta-feira (10), na segunda (13) e na terça-feira (14) com duas horas de antecedência para atender quem for às agências para sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para obter informações sobre saldo ou acertar o cadastro. Portanto, a partir das 8h. E no sábado (11), das 9h às 15h.

Segundo fontes ligadas ao banco em Olímpia, cerca de duas mil pessoas tem direito a esse primeiro lote. Esse número poderá ser maior, no atendimento, para eventuais consultas, por isso a necessidade de ampliação do horário da agência.

Lembrando que esse horário extra é somente para esse trabalho das contas inativas do FGTS, nenhum outro serviço será prestado nessas duas horas extras.

Essas duas mil pessoas tem data de nascimento nos meses de janeiro e fevereiro, e podem começar a receber nesta sexta a até 31 de julho. Em abril, abre o segundo lote, desta vez parta nascido em março, abril e maio, e assim diante.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 4,8 milhões de beneficiários em todo o País têm direito ao saque das contas inativas já neste mês, totalizando cerca de R$ 6 bilhões.

QUEM TEM DIREITO

fgts

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015.

Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015.

O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

 

Quem for neste sábado (11) na agência para pedir a transferência do dinheiro para a conta de outro banco não poderá fazê-la por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED), pois os outros bancos não abrirão nesse dia. É que a TED possibilita que o dinheiro fique disponível na conta do destinatário no mesmo dia, mas para isso é necessário que o outro banco esteja aberto para que a transação seja feita.

No entanto, a transferência será possível para outra instituição bancária por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC), porque o dinheiro não cai na hora, e toda movimentação do sábado será com a data de segunda-feira e o dinheiro deve cair na conta do beneficiário na terça-feira. Mas o limite do DOC é de até R$ 4.999,99.

CARTÃO CIDADÃO

O Cartão do Cidadão não é necessário para recebimento do dinheiro das contas inativas, mas a senha do cartão sim.

Por isso, quem esqueceu a senha do cartão pode ligar no número 0800 726 0207 para pedir um pré-desbloqueio da senha.

Depois, pode ir até uma lotérica fazer a liberação da senha.

O Cartão do Cidadão demora cerca de 15 dias para ser emitido e, dependendo do calendário de recebimento do dinheiro da conta inativa, não compensa o beneficiário esperar pelo cartão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here