Na noite desta segunda-feira (18), o Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região celebrou seu 60º aniversário. O evento, transmitido ao vivo nas redes sociais pelo Diário, incluiu a inauguração da ampliação do salão de festas no clube de campo da entidade e o lançamento de um livro sobre a história da instituição. Confira:

Lideranças sindicais de várias regiões do país estiveram presentes, incluindo Davi Zaia, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e ex-presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, também marcou presença. Confira entrevistas dos dirigentes e prefeito:

Júlio César Grochovski, presidente do sindicato, destacou a relevância histórica da entidade, mencionando eventos significativos como o uso da gráfica e da sede do sindicato para a campanha das Diretas Já na década de 1980. Ele também relembrou a participação do sindicato em ações comunitárias, como a construção de moradias e iniciativas para a segurança bancária.

Para a recepção, estiveram presentes o duo formado no violoncelo por Abner Tofanelli, reconhecido em diversas partes do País, e o jovem Nicolas no violino, músico, formado pela USP de Ribeirão Preto e que sempre está presente nos eventos do Sindicato. Abner chegou atrasado, mas depois deu uma ‘palhinha’ de seu talento (veja no vídeo da cerimônia).

Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, vice-presidente do sindicato e natural de Olímpia, enfatizou a importância do livro lançado, intitulado “História do Sindicato dos Bancários – 60 Anos de Luta”. O livro, idealizado por Hilário Ruiz e escrito pelo jornalista Nelson Gonçalves, documenta as lutas e conquistas da categoria, incluindo a jornada de seis horas e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Nelson Gonçalves, autor do livro e assessor de imprensa do sindicato desde 2001, explicou que “a obra foi um esforço coletivo e visa preservar a memória das lutas e conquistas dos bancários”.

A celebração dos 60 anos do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região representa um marco na história da entidade, com descerramento da placa de reinauguração do novo salão social do Clube de Campo da categoria e, finalmente, um jantar de confraternização.