ASecretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, da Prefeitura de Olímpia, realizou, nesta quinta-feira (14), a 1ª reunião da Comissão Municipal de Emprego. O encontro foi promovido na sede da secretaria e buscou elencar políticas no âmbito do Sistema Público de Emprego. A Comissão Municipal de Emprego foi instituída pelo Decreto 6.998, de 8 de dezembro de 2017.

Os representantes da comissão discutiram sobre a avaliação do mercado de trabalho em Olímpia; a definição de prioridades; a possibilidade da elaboração de projetos e implementação de ações para estimular a geração de novas vagas de empregos. Outro objeto discutido no encontro foi a busca por atividades qualificadoras de mão de obra e o encaminhamento para o mercado de trabalho.

A equipe também discutiu sobre a importância da identificação da demanda de mão de obra; a elaboração de um plano de trabalho para o ano de 2018; e o encaminhamento do plano de trabalho à SERT/CEE (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), constando a vocação do município.

Também foram tratados temas como: a nova legislação trabalhista; a ausência de mão de obra qualificada; a agricultura no município; a pecuária; as culturas de laranja, cana e seringueira; a diminuição da mão de obra no campo; a carga tributária; e a necessidade de conscientização quanto às necessidades prementes do mercado de trabalho local, como horários, dias de trabalho e a alta rotatividade de trabalhadores.

De acordo com o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Sargento Tarcísio de Aguiar, os trabalhos da comissão visam agregar valores, realizar cursos e desenvolver novas atividades em benefício da população, numa ação conjunta dos segmentos.

“Nós estamos buscando definir a elaboração do plano de trabalho. Ele vai dar uma direção para estudar a vocação do município nas áreas de trabalho e será informado à SERT. Com isto, a secretaria estadual apresentará um feedback das ações desenvolvidas no município, podendo disponibilizado vagas de cursos e capacitações para os munícipes. Isto estimula o mercado de trabalho e qualifica o trabalhador”, explica o secretário.

A Comissão deve realizar reuniões quinzenais ou ao menos uma vez por mês para apresentar os resultados das pesquisas e as ações dos trabalhos.