O período de alta temporada do turismo na Estância Turística de Olímpia tem refletido positivamente na geração de emprego local. Conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (28), houve um acréscimo notável no mercado de trabalho em outubro, com a criação de 104 novas vagas formais.

Este saldo positivo em Olímpia supera os resultados dos dois últimos anos e também os índices de cidades vizinhas de porte semelhante. O município apresentou 823 contratações frente a 719 desligamentos em outubro, totalizando 17.240 empregos com carteira assinada. Notavelmente, 42% destas vagas estão no setor de Serviços, predominantemente associadas às atividades turísticas.

Movimentação turística impulsionada pela geração de empregos

Com a proximidade das festividades de fim de ano e das férias escolares, espera-se um aumento no fluxo de turistas. Segundo estimativas da secretaria de Turismo, baseadas na média de ocupação hoteleira, Olímpia deverá receber mais de 1 milhão de visitantes durante a alta temporada, que se estende do início de dezembro até o Carnaval. Esse número é superior aos 960 mil turistas da temporada anterior.

De janeiro a outubro, Olímpia já atraiu mais de 3,1 milhões de visitantes, um aumento de mais de 35% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este incremento na visitação impulsiona a demanda por serviços e, por extensão, fomenta o emprego temporário e atividades ligadas ao setor turístico.

O prefeito Fernando Cunha destaca a importância do turismo para a economia local, ressaltando que a alta temporada promete estimular o mercado de trabalho em diversos setores nos próximos meses.