Os dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Economia, mostram que a Estância Turística de Olímpia está em destaque no cenário de geração de emprego da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

O levantamento, referente a abril, aponta que o município foi o terceiro em saldo positivo de vagas entre as 37 cidades que compõem a Região Metropolitana.

O balanço mensal contabiliza 840 contratações contra 700 desligamentos, com saldo de 140 postos de trabalho em Olímpia. Quantitativo que ficou atrás somente da cidade sede, São José do Rio Preto, com 771 vagas, e de Planalto que terminou o mês com 157 vagas.

O desempenho positivo foi registrado em praticamente todos os setores da economia local, exceto pelo comércio que apresentou pequena variação negativa, com déficit de três vagas, entre admissões e demissões. No panorama geral, Olímpia conta com mais de 16.500 postos de trabalho com carteira assinada, sendo o setor de Serviços o maior empregador do município, seguido pela Indústria.

O mês de abril apresentou o melhor saldo de empregos do município, ao longo deste ano. Desde janeiro, a cidade contou com 3.347 contratações contra 3.096 desligamentos, com saldo de 251 vagas formais no primeiro quadrimestre.

O índice também superou os dados dos últimos anos, quando Olímpia registrou saldo negativo de -225 vagas, em abril de 2020, e saldo positivo de 66 vagas, no mesmo mês de 2021.

“Todos os meses analisamos o Caged como um termômetro de nossa economia porque o mercado formal é garantia de direitos para a população ativa. O desempenho de abril superou as expectativas do cenário nacional e, para nós, também foi um resultado a ser comemorado, principalmente, pelo destaque regional entre as cidades do entorno de Rio Preto. São os melhores números desde o começo do ano e temos a perspectiva de manter a geração de emprego aquecida e em alta para os próximos meses”, destacou o prefeito Fernando Cunha.