Olímpia participa de encontro da Comissão Estadual de Emprego na capital paulista

0
112
Divulgação / Celular

A Estância Turística de Olímpia, representada pela Comissão Municipal do Emprego e Associação Comercial e Industrial de Olímpia-ACIO, participou recentemente de um encontro na capital paulista, com o intuito de discutir políticas públicas para melhorar a empregabilidade, elaborar campanhas e programas para o emprego e cursos para qualificar a mão-de-obra dos municípios.

O encontro foi promovido pela Comissão Estadual do Emprego, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho-SERT.

A Comissão Estadual do Emprego visa definir políticas que compõem o Sistema Público de Emprego de São Paulo, acompanhando e avaliando a implantação. Além disso, tem como intuito estimular e aprovar em parceira com a SERT a criação de Comissões Municipais que irão colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas locais de renda e emprego.

De acordo com o presidente da Comissão Municipal do Emprego, Flávio Vedovato, a convocação do município para participar deste encontro teve como intuito demonstrar o que Olímpia está realizando e quais as ferramentas de progresso dentro da Comissão Estadual.

“No encontro, procuramos mostrar que Olímpia está em desenvolvimento e que precisamos de qualificação, até para validarmos o município enquanto instituição parceira. Também mostramos a necessidade daquilo que foi elencado no Plano de Trabalho, que é discutido pela Comissão Municipal em nossas reuniões periódicas”, aponta Flávio Vedovato.

Este ano, a cidade foi contemplada com dois cursos de qualificação via SERT, um na área de Administração e outro no setor de Recursos Humanos. Foi feito um convênio com o município e a instituição parceira, ACIO, em que foram acolhidos 60 alunos durante dois meses, com toda a infraestrutura necessária.

“Esse projeto é muito interessante porque a pessoa que vai se qualificar ganha uma bolsa-auxílio de R$ 330, ou seja, foi em torno de R$ 40 mil a parceria com o Governo Estadual”, informou Vedovato.

“Então, a pessoa que não tinha qualificação profissional e não estava no mercado de trabalho, já que uma das exigências é que a pessoa esteja desempregada, pôde se qualificar e receber a bolsa-auxílio e ir para o mercado de trabalho”, relatou o presidente da Comissão Municipal.

As ações planejadas pelo plano de trabalho e as medidas propostas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Indústria para contornar as dificuldades econômicas do país é voltada à qualificação da mão-de-obra, o que poderá suprir a demanda nos setores econômicos olimpienses.