Como o Diário já havia anunciado, a Prefeitura obteve aval legislativo para aderir ao programa federal Minha Casa Minha Vida, visa atender as famílias de baixa renda da região, ou seja, a Faixa 1.

O Chamamento Público n°. 07/2023 para credenciamento de empresa especializada no ramo da construção civil, com comprovada capacidade técnica e financeira, para apresentação de proposta para a execução de infraestrutura urbana e de construção de 150 unidades, foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (26). A abertura dos envelopes será no dia 26 de janeiro de 2024.

“Compramos inicialmente 10 alqueires de terra, e depois adicionamos mais 5, ao lado do bairro Santa Fé”, explicou o prefeito Cunha em entrevista ao Diário. A área adquirida se estende desde o linhão da CPFL, onde passará o anel viário, até o Córrego dos Pretos, paralela ao Santa Fé. Confira esse corte abaixo:

O projeto contempla a construção de uma avenida margeando o rio e inclui a infraestrutura necessária, como ruas, redes de drenagem, eletricidade, calçadas e guias. “O financiamento do programa Minha Casa Minha Vida cobre a construção das casas, mas a prefeitura terá que investir recursos adicionais para a infraestrutura”, disse o prefeito.

Para a primeira fase do projeto, foram liberadas 150 casas, com um custo estimado de R$ 143 mil por unidade. “Já temos 490 terrenos prontos e, inicialmente, o governo federal liberou recursos para 150 casas. Estamos aguardando mais liberações, pois temos capacidade para até 700 casas”, afirmou Cunha.

As inscrições para as casas populares estão previstas para abrir no dia 22 de janeiro, com a Secretaria da Assistência Social organizando o processo. “É importante destacar que o Faixa 1 do programa é praticamente gratuito, visando atender às famílias com menor renda”, ressaltou o prefeito.

O prefeito Cunha enfatizou a importância do projeto para a comunidade. “Nosso objetivo é atender aqueles que mais precisam. Já contratamos as primeiras 150 unidades e estamos de olho em mais liberações do governo federal”, concluiu.