A repercussão à entrada de Olímpia e Severínia – pertencentes à Região Administrativa de Barretos – para o novo modelo de regionalização proposto pelo governador João Dória, e que a Assembleia Legislativa aprovou ontem (10) a nova Região Metropolitana de São José do Rio Preto, e com emenda parlamentar incluindo essas cidades, vem sendo extremamente negativa, principalmente pelos meios políticos e de imprensa daquela cidade.

O Diário de Barretos, por exemplo, está publicando uma série de matérias repercutindo a nova Região e lamentando a saída de Olímpia e Severínia que, inclusive, foram ‘prometidas’ em recente reunião do governo paulista naquela cidade.

“A inclusão dos municípios de Olímpia e Severínia na região metropolitana de Rio Preto e a consequente saída da Regional de Barretos e as demais mudanças aprovadas pelos deputados estaduais ainda depende de sanção do governador João Dória”, escreveu O Diário.

Segundo o jornal barretense, “como houve modificação do projeto original, o governo paulista ainda irá avaliar as mudanças na proposta de regionalização que baseou-se sem estudo da fundação SEADE com base em estudo técnico”, argumenta.

E, faz a cobrança: “Pelo projeto apresentado na audiência pública realizada dia 26 de abril do Grêmio, a região de Estado de Barretos seria composta inicialmente por 17 cidades: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto, e Guaíra, Taiuva, e Taquaral solicitaram inclusão na futura regional ao Barretos”.

Em nota oficial, o Governo de São Paulo informou que “a partir do momento que receber o projeto a área técnica tem o prazo constitucional de 15 dias para fazer análise o governo se manifestar”.

SOBROU PARA SEBASTIÃO SANTOS

O deputado estadual Sebastião Santos, que tem parte de sua base e até escritório político em Barretos, e foi o relator da nova Região Metropolitana de Rio Preto, foi bastante criticado hoje cedo (11) nas emissoras de rádio de Barretos, algumas até pedindo para ele ‘mudar de cidade’. O Diário de Barretos publicou que o deputado ‘enfraquece Barretos’:

PREFEITA LAMENTA, MAS DEFENDE O DIÁLOGO

Também por sua vez, a prefeita Paula Lemos lamentou a saída de Olímpia e Severínia da região de Barretos, indo para a Região Metropolitana de Rio Preto. A reprodução é do Diário de Barretos:

Reprodução Diário Online

Reprodução O Diário de Barretos