O presidente da Câmara Luiz Salata (PP) entrou nesta semana na campanha de incentivo ao voto jovem promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral e os cartórios eleitorais para conseguir mais jovens de 16 anos que votem nas eleições municipais deste ano.

Como se sabe ao completar 16 anos os jovens de todo o país estão aptos a tirar seus títulos de eleitor e votar, embora nesta idade o voto ainda seja facultativo. A campanha termina na próxima semana e em nossa cidade muitos jovens nesta faixa etária podem fazer alistamento eleitoral.


Foi o caso do jovem Carlos Alberto Seno Neto que esteve com o grupo DeMolay na Câmara legislativa onde exibiu com orgulho seu título de eleitor e disse que o presidente da Câmara foi seu grande incentivador.

Desde a constituição de 88 ficou institucionalizado o voto jovem, a partir de 16 anos, embora tenha o caráter facultativo. Nas últimas eleições municipais houve uma queda na taxa de participação dos jovens eleitores razão pela qual o Tribunal Superior Eleitoral criou uma campanha de rádio e TV para incentivar esse voto.


O jovem nesta faixa etária como foi dito acima ainda não é obrigatório votar, mas para tirar o título é bastante simples e o prazo para fazê-lo termina no dia 4 de maio. Para tirar o título basta procurar o cartório eleitoral da sua região munido da documentação necessária.


Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 também poderão escolher os seus representantes embora sem título que deverá ser providenciado no ano seguinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here