O presidente das Frentes Parlamentares de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos na Câmara Federal, deputado Geninho Zuliani (DEM), confirmou sua participação na edição deste ano do mais importante evento comercial do setor de resíduos sólidos do país: a Waste Expo Brasil 21, de 26 e 28 deste mês, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). De acordo com o parlamentar, a feira, que a cada ano cresce e obtém maior reconhecimento internacional, é uma das principais iniciativas em execução para promover o fortalecimento do saneamento básico no Brasil.

“Este é um dos grandes momentos esperados pelo setor durante todo o ano. A Waste Expo Brasil tem se consolidado como uma das principais iniciativas para o fomento e a evolução da gestão de resíduos sólidos no país. Se queremos evoluir e atrair os investimentos para o setor, ações como essas, que colocam num mesmo espaço empresários, técnicos e gestores públicos, são imprescindíveis”, destaca Geninho Zuliani (DEM).

De acordo com ele, o evento consegue unir, durante dois dias intensos de encontro, atores que representam toda a cadeia produtiva do saneamento básico para discutir a agenda evolutiva do setor, trocar experiências, atualizar e adquirir conhecimentos, numa atmosfera totalmente propícia a promover novos negócios e consolidar relacionamentos.

De um lado, empresas apresentam suas soluções tecnológicas para o setor (máquinas, veículos, equipamentos, implementos, fornecedores, integradores e prestadores de serviços especializados). Do outro, visitantes extremamente qualificados, que em sua maioria são compostos de grandes concessionárias de limpeza pública, de biomassa e saneamento; recicladores; agências federais e órgãos reguladores; administradores públicos municipais e engenheiros, têm acesso ao que há de mais novo e inovador na área.

AGENDA TÉCNICA

Além da área expositora, que nesta edição contará com mais de 80 empresas representadas do Brasil e da América Latina, o evento prevê, ainda, a realização de uma agenda técnica, composta de palestras, cursos e workshops ministrados por especialistas renomados, em temas diversos relacionados ao saneamento, como: abastecimento de água, esgotamento sanitário, o manejo do lixo na limpeza pública e a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos, reciclagem, economia circular, entre outros.

Dentro da programação técnica, está prevista a realização da 5a edição do ‘Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública’, que contará com oito painéis temáticos de discussão, e o ‘Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp)’, que também promoverá nove palestras sobre temas diversos do universo do saneamento básico. Ao final, os participantes ainda terão a oportunidade de realizar visitas técnicas a uma usina de triagem mecanizada/transbordo (LOGA) e a uma Usina de Tratamento de Resíduos de Saúde (ECOURBIS).

O workshop “Sistemas de REP na América Latina e o Potencial para maximizar a reciclagem na região” é um dos painéis mais aguardados. A palestra será realizada pela ISWA (International Solid Waste Association) e a moderação ficará por conta da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

PREVENÇÃO

A organização do evento assegura que todos os protocolos de segurança exigidos pela OMS, pelo Plano São Paulo e pelo município de São Paulo serão observados. A comprovação da vacina contra o COVID-19 através do cartão vacinal, impresso ou digital, a verificação de temperatura corporal anterior à entrada no pavilhão, o uso em tempo integral das máscaras faciais e a constante higienização das mãos são os quatro pontos essenciais que serão exigidos para a segurança de todos.