A gestão associada de serviços públicos, por meio de consórcios, ganhou nesta quarta-feira, 25/09, mais um aliado em Brasília. Foi implantada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos.

Sob coordenação do deputado federal Geninho Zuliani, do DEM/SP, a Frente chega com a missão de fomentar a criação de novos consórcios e discutir a consolidação da gestão pública em diversos níveis de administração.

Frentes parlamentares são associações suprapartidárias criadas para debater determinado tema de interesse da sociedade. A dos Consórcios Públicos será composta de 259 deputados e oito senadores.

“O objetivo desta Frente é justamente monitorar o passo a passo de cada projeto, para que nenhum prejudique o incentivo aos consórcios públicos, sempre propondo novos projetos de lei. O consórcio é uma grande saída para soluções regionais de problemas locais. Ainda mais no Brasil, hoje temos uma grande parte dos municípios pequenos, então o agrupamento de municípios é a grande saída para esse momento de crise e grande saída para a economicidade, praticidade, para cumprir os princípios constitucionais dos municípios”, explica Geninho.

CCJC

Geninho Zuliani também é relator da Comissão Especial que vai estabelecer o novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil e é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), umas das mais importantes da Câmara dos Deputados.