DA REDAÇÃO — O Aeroporto de Barretos receberá, na próxima terça-feira (17), o primeiro voo comercial em operação, com chegada prevista para as 11h. O secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, estará presente na cerimônia, que inclui o tradicional batismo da aeronave. Crianças atendidas pelo Hospital do Amor participarão da recepção. Foto Patrícia Lanini / Divulgação

Na parte da tarde, às 15h, o secretário, em parceria com a Prefeitura de Barretos, realizará a inauguração da obra de reurbanização do Parque dos Lagos, que recebeu investimentos de R$ 3,7 milhões.

Os aeroportos de Franca e Barretos, recentemente assumidos pela iniciativa privada, iniciam operações de voos comerciais este mês. Os trajetos, realizados pela companhia aérea Azul, conectarão as cidades ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

As viagens serão realizadas com aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Horários dos voos

De acordo com a Azul, o Aeroporto de Franca, que já operou viagens comerciais no passado, volta a ter voos regulares às segundas e sextas-feiras a partir da próxima segunda-feira (16), além de voos inaugurais neste sábado (14). Veja os horários:

14 de dezembro
  • Campinas/Franca: 09h45/ 11h10
  • Franca/Campinas: 16h45/18h10

A partir de 16 de dezembro

  • Campinas/Franca: 9h45/11h10 (segundas e sextas-feiras)
  • Franca/Campinas: 12h20/13h45 (segundas e sextas-feiras)

No Aeroporto de Barretos, os voos regulares começam no dia 17 de dezembro e ocorrerão às terças e sábados nos seguintes horários:

  • Campinas/Barretos: 9h45/11h20
  • Barretos/Campinas: 12h10/13h45

Concessões à iniciativa privada

Os dois aeroportos foram incluídos no leilão realizado em 2021, que transferiu 22 terminais à iniciativa privada, prevendo um investimento total de R$ 447 milhões.

O aeroporto de Barretos integra o Bloco Noroeste, administrado pelo Consórcio Aeroportos Paulista. Já o terminal de Franca foi adquirido pelo Consórcio Voa NW-Voa SE, responsável também por outros terminais do Bloco Sudeste, incluindo o aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

Com o início das operações em Barretos e Franca, a região de Ribeirão Preto, que atualmente conta apenas com o Leite Lopes em operação comercial, ampliará a oferta de terminais disponíveis.