O FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – que se realiza entre os dias 6 a 15 de julho, já definiu os projetos dos grupos locais que farão parte da programação deste ano.

Em 2017, o FIT ampliou as formas de participação da Cena Rio Preto. Para além das  apresentações, que fizeram parte do módulo A, os grupos da cidade puderam inscrever as obras abertas à provocação de um profissional convidado, para o módulo B.

Terra-Abaixo,-Rio-Acima_everto_campanha1

Já o módulo C,  era indicado para a abertura de novos processos, ou seja, propostas embrionárias e que  estivessem abertas a experimentações com a contribuição de um profissional das artes  cênicas, em formato de residência artística.

Dos 33 trabalhos inscritos, a Comissão de Seleção formada por Grace Passô, atriz, diretora  teatral e dramaturga; Paulo Faria, diretor teatral, dramaturgo e criador da Cia Pessoal do  Faroeste e Jesser de Souza, diretor teatral, clown, professor e ator-pesquisador do Lume Teatro, selecionou seis projetos.

Crise-de-Gente2_Mariana-Wang

“Nos fundamentamos no desenho de um panorama plural e eclético da produção teatral contemporânea rio-pretense, a partir dos projetos apresentados. Todos foram analisados minuciosamente, tarefa árdua e prazerosa, já que os membros da comissão, também artistas atuantes, reconhecem a importância de se ter um trabalho ou projeto na programação do FIT Rio Preto, Festival de enorme importância para as artes cênicas brasileiras. A comissão selecionou espetáculos de estéticas diferenciadas, trabalhos que ocupam espaços públicos e privados, destinados a adultos e crianças, linguagens híbridas e também trabalhos cujas temáticas tivessem relevância e consonância com o nosso tempo. Além de ter como pauta o reconhecimento do mérito artístico dos trabalhos propostos, a comissão empenhou-se em estimular e promover o aprimoramento de grupos e de trabalhos embrionários que, pela trajetória dos coletivos e pelo ineditismo e relevância de suas proposições apontavam um caminho profícuo, a ser enriquecido com uma assessoria profissional pontual ou trocas com artistas cujas inquietações encontrem ressonância com os trabalhos dos grupos rio-pretenses selecionados para a abertura de novos processos”, assina em nota a Comissão de Seleção da Cena Rio Preto.

SELECIONADOS CENA RIO PRETO:

MÓDULO A

  • CRISE DE GENTE – Cia Hecatombe
  • TERRA ABAIXO, RIO ACIMA – Cia Cênica
  • O PEQUENO PRÍNCIPE – O MUSICAL – Grupo Lígia Aydar

MÓDULO B

  • Não houve selecionados.

MÓDULO C

  • BLASTED – Cia. Ir e Vir
  • HISTÓRIAS ENCAIXOTADAS – TEATRO LAMBE-LAMBE – Varanda Produções Teatrais
  • MATRÍSTICA – Cia. do Santo Forte

SUPLENTES:

  • 1° lugar- MENTE- Cia. dos Pés
  • 2° lugar- ADONDEDORMEM- Cia. O Que Será de Nós
  • 3° lugar- SHAKESPEARIANA 400 – RECORTES DA VIDA E DA MORTE – Cia. Bardos de Teatro

Nesta terça-feira (16), as companhias selecionadas para o módulo C serão convidadas para um  encontro com Jesser de Souza, representante da Comissão de Seleção, para a escolha dos  profissionais que irão conduzir as residências artísticas.

A programação completa do Festival será divulgada em junho e contempla espetáculos internacionais e  nacionais para o público adulto, espetáculos de rua, para crianças e jovens, além das atividades formativas.

O FIT é uma realização da Prefeitura Municipal de São José de Rio Preto e do Sesc São Paulo.

Para  mais informações acesse www.festivalriopreto.com.br ou www.facebook.com/festivalriopreto/