Maio é o mês da conscientização sobre a doença celíaca. Modismos à parte, essa é uma doença séria e muito difícil de ser diagnosticada. A doença celíaca é uma doença autoimune desencadeada por uma reação ao glúten, proteína encontrada no trigo e alguns tipos de cereais.

Para informar e esclarecer dúvidas sobre a doença, o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto receberá palestras na 1ª Semana do Celíaco e das Alergias Alimentares, entre os dias 18 a 21 de maio, no espaço da Livraria Leitura (piso superior).

A participação é gratuita e o evento é aberto à população e, em especial, para as pessoas com restrições alimentares que buscam ter uma vida mais saudável por meio de uma alimentação balanceada.

A 1ª Semana do Celíaco e das Alergias Alimentares é organizada por um grupo de pessoas diagnosticadas com doença celíaca, intolerância ao glúten não celíaca e mães de alérgicos a leite, ovos e soja que se juntaram e decidiram compartilhar informação, dividir suas experiências e dificuldades que enfrentam com suas restrições alimentares para a população. O evento tem o apoio da Fenalcebra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), do Iguatemi Rio Preto e academia Brasil Fitness.

“Nosso objetivo é contribuir para a inclusão social destas pessoas e favorecer um diagnóstico mais precoce. Constatamos que escolas, restaurantes, hotéis e até hospitais estão despreparados para atender a este público. Além disso, pode ser uma grande oportunidade de mercado para empreendedores da região que já atendem este público”, explica Aline Moreira idealizadora e organizadora juntamente com Mary Gabriela Vieira dos Santos, Relações Públicas.

programa-iguatemiNo dia 18, das 19h às 21h30, acontecem duas palestras e um bate-papo sobre as alergias alimentares, desde o conceito até o diagnóstico e tratamento, ministradas pela nutricionista Renata Pinotti e pela médica Vanessa Batigália. No dia 19, das 19h às 20h, é a vez da palestra do médico Mikael Alexandre Gouvea Faria, com o tema que trata a relação do glúten e do leite com as doenças gastrointestinais em adultos.  No dia 21, acontece a palestra da médica Roberta Costa Palmeira, às 11h, que fala sobre a relação do alimento com as doenças respiratórias.

Para a Gerente de Marketing do Iguatemi Rio Preto, Keli Silva, “esta ação é uma oportunidade dos nossos clientes de se conscientizarem sobre a doença celíaca, que traz muito desconforto para seus portadores, além de esclarecerem dúvidas e receberem orientações de profissionais da saúde”, comenta.

Segundo Keli, o Iguatemi Rio Preto sempre está pronto para inserir no seu calendário de eventos ações ligadas à saúde, como o Dia Mundial da Diabetes e Semana da Hipertensão, contribuindo para a prevenção das doenças e a conscientização sobre a importância da qualidade de vida.

Além desta atividade, durante todo o mês de maio o Deck da Figueira, no Iguatemi Rio Preto, ganhará uma iluminação especial em tonalidade roxa. A cor faz alusão à campanha “Maio Roxo”, desenvolvida pela Associação Europeia de Crohn e Colite Ulcerativa, juntamente com associações parceiras em todo o mundo, em prol da conscientização e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças inflamatórias intestinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here