O arquiteto Marcelo Rosenbaum, reconhecido mundialmente por seus projetos inovadores que valorizam a cultura brasileira, estará na Mostra Arq Design do Riopreto Shopping na sexta (10), para falar sobre a capacidade da arquitetura de despertar e potencializar valores essenciais. O talk-show, marcado para às 9h no Cine Multiplex, tem o patrocínio exclusivo da Marcato Móveis por intermédio do empresário Leandro Marcato e será mediado pelo jornalista e influenciador digital João Spode, organizador da mostra.

Marcelo abordará o Design Essencial e o olhar que transcende o objeto, redesenha relações, recria formas e compartilha ideias. Quem também participa do evento é empreendedora social Amanda Oliveira, fundadora e CEO do Instituto As Valquírias, que transforma vidas de crianças e adolescentes da periferia por meio da arte.

Rosenbaum traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura e descobrir seus valores essenciais através de projetos que inovam. Materializado através do Projeto A Gente Transforma que usa o design para expor a alma brasileira, o Design Essencial tem como principal resultado a inovação do processo. Um processo que sistematicamente une talentos e potenciais locais com modernas técnicas de design e arquitetura.

Com a aplicação de novas tecnologias como a auto-construção, a permacultura e a interdisciplinaridade, o A Gente Transforma chega ao Brasil profundo em comunidades esquecidas e onde há uma aparente escassez e estimula seu potencial de desenvolvimento chegando a resultados que revelam saberes e muitas oportunidades desde 2010 e também no Peru desde 2015.

Marcelo Rosenbaum está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural em tudo o que faz.

Desde 2014 o “A Gente Transforma” faz parte da rede Yunus Social Business. O projeto tem um plano de atuação para cinco regiões do Brasil para ser implementado através do Instituto A Gente Transforma e da Rosenbaum®.
Desde 2014, Marcelo Rosenbaum é curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ministra cursos e palestras em eventos de design mundiais com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação. Já participou do 5 Miradas (Cidade do México, 2008), Design Indaba (África do Sul, 2010), Experimenta Design (Lisboa, 2011), What Design Can Do (Amsterdam, 2012 e Brasil 2015), Ano do Brasil em Portugal (Lisboa, 2012), Mês da Cultura do Brasil na China (Shangai, 2013) e, em 2013 e 2015 ministrou workshop sobre Design para Humanidade em Domaine de Boisbuchet, na França, uma iniciativa da Vitra e do Centre Pompidou.

Reconhecido no Brasil inteiro por conta do trabalho que desenvolveu no quadro “Lar Doce Lar”, do Caldeirão do Huck, na Globo, Marcelo Rosenbaum é um dos mais aclamados designers nacionais da atualidade. Com mais de duas décadas de atuação no mercado de casa e decoração com sua empresa Rosembaum, o arquiteto tem seu trabalho marcado pela inspiração obtida com os valores da brasilidade.

Os ingressos estão disponíveis na Marcato Móveis, que fica na Rua Ondina, 231, Redentora e pela internet no site Guichê Web. O valor é R$150, com a opção de R$75 meia-entrada. Toda a renda do evento será destinada para o Instituto As Valquírias.

Sobre a Mostra Arq e Design

A Mostra Arq e Design acontece até o final de maio com 20 ambientes decorados e diferenciais como uma casa contêiner em uma grande estrutura com mais de 1.200 metros quadrados no estacionamento do Riopreto Shopping. São mais de 25 arquitetos, designers de interiores e paisagistas de São José do Rio Preto e outras quatro cidades da região participando da mostra. São eles: Isabela Uliana e Natália Cangini da U+C Arquitetura; Rone Martins e Gabi Canola do Studio Urbano; Bárbara Estrella Lisoni; Taís Pinto Schiavini da ArqVerdi; Flavia Seixas; Elisa Vasconcelos; Carol Camacho da Casa 6 Arquitetura; Carla Bonfim e Flávio Sabino; Lídia Derner; Talita Tiemi Semura; Hugo Rosa do Hugo Rosa Arquitetura; Fábio Triunfo e João Paulo Corrêa; Heitor Liporacci; Paulo Gomes; Rose de Souza e Vinicius Meireles Tozo; Augusto Azevedo, Carolina Shimizu, Letícia Martins e Marcelo Cury do ID 4 Arquitetura e Soluções Sustentáveis; Luiz Veneziano; Mariana Rocco. O evento tem patrocínio da C&C Casa e Construção, Compacto Imóveis e Marcato Móveis, co-patrocínio da Hoken, Unip e Delta Rio Elevadores e é uma realização do Riopreto Shopping.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here