Para transformar a paisagem urbana, melhorar as condições ambientais e climáticas e tornar São José do Rio Preto uma cidade mais verde, foi criado, no final do ano de 2015, o projeto “Muda que a Cidade Muda”.

Por meio do plantio de mudas de árvores, realizado por voluntários e com apoio de empresas parceiras, o “Muda que a Cidade Muda” já plantou mil árvores em calçadas e espaços públicos de Rio Preto. O projeto, idealizado pela empresária Fernanda Sansão, conta atualmente com 170 voluntários. Mais do que plantar, todos os voluntários se comprometem a cuidar da manutenção da área durante os três primeiros anos. A meta é plantar sete mil árvores em 36 meses.

3º MUDA QUE A CIDADE MUDA

Neste sábado, dia 18 de março, a partir das 8h30, será realizado um novo plantio. O local de encontro para inicio da ação é na rua XV de Novembro, em frente ao Hospital da Beneficência Portuguesa. Toda a população está convidada a se voluntariar.

Nesta edição, serão plantadas 600 mudas de mais de 40 espécies de árvores, entre elas Quaresmeiras, Ipê Branco, Manaca da Serra, Calicarpa, Aroeira Pimenteira.

Para o plantio, o projeto conta com a parceria do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto, que disponibilizou mão de obra especializada, para atuação e orientação na manutenção das áreas plantadas, e doou mais de uma tonelada de composto orgânico – produzido pelo programa de compostagem, a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos como, por exemplo, os restos de comida da praça de alimentação e as folhas secas das árvores recolhidos no shopping.

“Estamos muito felizes de poder ajudar esse projeto, que vai de encontro a um dos pilares do Iguatemi, que é a sustentabilidade. O shopping nasceu ‘abraçando’ uma Figueira centenária e, por meio de iniciativas do time local, desenvolveu projetos como reciclagem de resíduos sólidos, reaproveitamento de água e o programa de compostagem de resíduos orgânicos. Essas atividades refletem a preocupação do Iguatemi com o desenvolvimento sustentável da cidade.”, ressalta o gerente geral do Iguatemi Rio Preto, Paulo Tilkian. “A ideia é expandir ainda mais essa parceria, oferecendo as mudas de árvores que estão sendo cultivadas no viveiro do shopping, pela nossa equipe de jardinagem e manutenção, e criar programas de educação ambiental que possam ajudar na orientação dos voluntários e munícipes.”, complementa Paulo Tilkian.

Sobre o processo de compostagem

Como parte das ações de desenvolvimento sustentável, o Iguatemi Rio Preto implantou, no segundo semestre de 2016, o processo de compostagem, onde todo o lixo orgânico recolhido no shopping é reaproveitado. A iniciativa garante a destinação ambientalmente adequada do lixo e sua reutilização como composto orgânico (adubo) na manutenção das áreas verdes do shopping e parte é destinada a projetos ambientais do município.


Todos os meses, 12 toneladas de lixo orgânico, que seriam encaminhados para o aterro sanitário, e são reaproveitados para a compostagem. A partir desse processo, são produzidas em média 5,5 toneladas de composto orgânico por mês para utilização na manutenção das áreas verdes do shopping e doado para projetos ambientais do município, como o Muda que a Cidade Muda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here