Centro de Atendimento ao Turista (CAT) realizou mais de 31 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento. Inaugurado em fevereiro de 2012 pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, o CAT está localizado na Praça Rui Barbosa, ponto estratégico e de visibilidade no centro da cidade, fica aberto todos os dias do ano, à disposição de turistas e olimpienses. A informação foi prestada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Em média, o CAT recebe por dia 22 pessoas e, desde sua implantação até janeiro deste ano, já contabilizou 31.340 visitantes em busca de informações a respeito da infraestrutura da cidade. Os funcionários responsáveis pelo atendimento são capacitados para esclarecer dúvidas e informar turistas sobre os atrativos turísticos, equipamentos de hospedagem e de alimentação, além de muitos outros serviços como farmácias, táxis, supermercados e comércio em geral. O trabalho é auxiliado por mapas e pelo Guia do Turista, elaborado e atualizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Turismo.

CAT---Centro-de-Atendimento-ao-Turista--(2)

O projeto físico do CAT é resultado de uma experiência positiva com o trailer do CIT – Centro de Informações ao Turista que, antes da construção do CAT, era o principal equipamento de informação ao turista disponível na Estância. Ainda hoje, o CIT é utilizado em eventos do município, levando a informação até o visitante.

Para o Ministério do Turismo, os centros de atendimento ao turista são fundamentais, dando suporte para o contato entre o visitante e a cidade e têm ainda o relevante papel de orientar o turista para que ele tenha uma boa impressão do destino para o qual viajou. “A construção do CAT é um dos grandes investimentos da administração atual para com o turismo. Hoje, junto ao aprimoramento da sinalização turística e diversas outras ações, nós podemos oferecer assistência de qualidade para quem visita a cidade ou até mesmo para aquele olimpiense que quer conhecer as opções de lazer do município. É um serviço importantíssimo e um contato imprescindível para que nós tenhamos retorno do visitante”, afirma Beto Puttini, Secretário de Turismo.

O local ainda possui parceria com artesãos olimpienses que produzem variadas peças para serem comercializadas como souvenires da Estância Turística de Olímpia. Atualmente, 77 artesãos vendem seus produtos no CAT. Os artesanatos representam as principais características da cidade como o trançado estrela, feito com palha de milho, além de lembranças ligadas ao turismo e ao folclore.

O Centro de Atendimento ao Turista funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h30 e aos domingos, das 9h ao meio dia.