Da Redação — Interrompidas desde meados do segundo semestre do ano passado, por erro estrutural de fundação, o prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, anunciou na manhã de hoje a continuidade das obras de revitalização da Avenida Aurora Forti Neves, no trecho do projeto original. O valor da obra será de R$ 2.922 milhões. A previsão é a sua entrega até a primeira quinzena de dezembro, já para o Natal.

Documentos de licitação e ordem de serviço
Documentos de licitação e ordem de serviço

O Diário de Olímpia tentou transmitir na íntegra as falas do prefeito e do engenheiro representante da empresa vencedora da licitação, Alessandro, da NPM Construtora EPP, de Guaíra (SP), mas a conexão de internet, seja TIM ou Vivo, estavam péssimas (algo a melhorar nesta Estância de Olímpia), mas o leitor poderá colher os trechos principais nos vídeos abaixo.

Estiveram presentes o secretário Luiz Salata, do Turismo e Desenvolvimento Econômico – Pasta que destinará a verba através do DADE estadual, recurso próprio para os municípios de interesse turístico, e a secretária de Administração, Eliane Beraldo Abreu de Souza, que assinaram como testemunhas, além da presença de Luiz Martin Junqueira, Obras, Engenharia e Infraestrutura, e engenheiro Luiz Biagi, superintendente da empresa pública Prodem. Também acompanharam o ato de assinatura o administrador da NPM, Norivaldo da Silva (“Mineiro”); e o procurador da empresa, Diego Alves Rodrigues.

Prefeito Fernando e secretário Salata (dir.) na assinatura da licitação, ao lado dos engenheiros da Construtora
Prefeito Fernando e secretário Salata (dir.) na assinatura da licitação, ao lado dos engenheiros da Construtora
Secretário Salata assina como testemunha da homologação da concorrência
Secretário Salata assina como testemunha da homologação da concorrência
Trecho da Avenida Aurora que será totalmente revitalizada ainda para o Natal deste ano
Trecho da Avenida Aurora que será totalmente revitalizada ainda para o Natal deste ano

Fernando Cunha disse que “tomou muito cuidado na revisão da obra, eu não gosto de colocar a minha marca pessoal nos projetos que em andamento, mas neste caso houve erro de projeto, nas fundações, e tomamos o máximo cuidado em sanar e averiguar se tudo estava em ordem, agora, sim, vamos retomar e imprimir um ritmo maior no cronograma de obras, quem sabe entregando já para o Natal”.

“O DADE determina que essas obras sejam feitas em 12 meses. Eu consegui convencê-los de que Olímpia não pode ficar com essa obra por mais 12 meses, então nós abreviamos para seis meses. Por fim, eles entenderam o significado dessa importante ação e agilizamos o cronograma”, declarou Fernando Cunha, durante assinatura do contrato e ordem de serviço.

Ainda de acordo com o prefeito, 10% do valor total da obra já foram disponibilizados pelo DADE à Prefeitura. Com o início da execução, o departamento liberará rapidamente mais 50% dos recursos e, conforme o andamento, autorizará o restante.

A obra estava parada por conta de um erro na primeira etapa do projeto, elaborado pela gestão anterior. Inicialmente, a fundação seria composta por brocas, mas foi necessário substituí-la por estacas pré-moldadas. Com a proposta revisada, a Prefeitura precisou relicitar a obra, no início deste ano, para dar continuidade à segunda etapa, referente à urbanização.

“É uma obra considerada muito importante para a nossa gestão. É uma ferida aberta no coração da cidade que a gente precisa resolver”, acrescentou Fernando.

Durante a assinatura do contrato, o engenheiro da NPM, Alessandro Altino da Silva, explicou que a execução do projeto gerará empregos para o município. “A gente procura se beneficiar da cidade mesmo, contratando pessoas do local. O prazo é desafiador e é por isso que nós vamos utilizar todos os nossos recursos para entregar essa obra. Estimamos uma média de ter 20 pessoas em atividade para cumprir o prazo”, reforçou.

O projeto inicial será mantido com bicicletários, bancos, decks para descanso e contemplação, pista de caminhada e ciclovia, vaporizadores, bebedouros para pessoas e animais, iluminação de LED com fiação subterrânea e programável, academia ao ar livre e três novos acessos entre os lados, com pontes de ligação com bancos, ideais para descanso e apreciação do cenário.

EXTENSÃO DA AURORA

Concluída a revitalização da Avenida Aurora neste projeto, a ideia, segundo Fernando, é prosseguir com a Avenida até o futuro residencial Di Vitória, mas precisa, primeiro, que tanto a Ferrasa, responsável pelo loteamento, quando o Royal Thermas Resort & SPA, concluam as suas pavimentações, conforme prometido.

 

Será construída uma ponte, continuando com a Avenida mais adiante, interligando o Clube de Campo, e também outra ponte nas imediações do Auto Posto Puttini, desafogando o trânsito no local (facilitando também o acesso ao supermercado Iquegami).

Também deverá ser construída uma rotatória na extensão da Aurora com a Condumax, interligando também o Hot Beach, Resort Solar das Águas, por exemplo.