Dando continuidade ao treinamento dos Guias de Turismo regularizados pelo Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo local promoveu na manhã de domingo (26), um passeio na cidade com um grupo de turistas de Mogi das Cruzes (SP), acompanhado por três guias locais.

IMG-20160627-WA0002

O passeio foi uma solicitação da agência de viagens, que organizou a excursão, mas se tornou também uma oportunidade para colocar em prática o projeto da Secretaria de Turismo de formalizar roteiros que contemplem visitas em pontos turísticos e históricos da cidade.

Os turistas conheceram atrativos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz de São João Batista e Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”.  Aproveitaram ainda para fazer compras no Centro de Atendimento ao Turista e em outras lojas, finalizando a visita com compras na Feira Livre.

DSC_0016-(2)

Segundo a Turismóloga da Secretaria de Turismo, Cristina Prado, responsável pela organização do passeio, o foco era, principalmente, comprar produtos locais. “Atendendo ao pedido da agente de viagens, visitamos comércios que estavam disponíveis no domingo de manhã e que ofereciam produtos de Olímpia. Também fomos à região central para comprar artesanato e na Feira Livre, onde adquiriram mel, café moído na hora, frutas, legumes. Também compraram suco de frutas engarrafado. Nós observamos o quanto os turistas dão valor aos produtos de origem local, que se tornam lembranças da cidade. Por isso, é muito importante valorizarmos nossa cultura e mostrá-la aos visitantes”, comenta.

IMG-20160627-WA0011

Para o secretário de Turismo Marcelo Paschoal, a iniciativa fortalece o contato do poder público com os visitantes e o trade turístico, além de incentivar a atividade no município. “Essas ações funcionam como uma pesquisa de campo para a Secretaria, identificando as principais necessidades e anseios do setor. Com esse city tour, em específico, demonstramos, na prática, aos Guias locais o funcionamento do roteiro e, a partir disso, eles mesmos podem desenvolver os passeios. Assim, conseguimos oferecer apoio técnico e auxiliar interessados em investirem em novas atrações Olímpia”, conclui.