A partir da próxima semana, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo, dará início ao Inventário da Oferta Turística do município.

O trabalho consiste no levantamento, identificação e registro de todas as atividades que envolvem o serviço turístico na cidade para fins de consulta, planejamento e promoção da atividade turística.

Para isso, a Diretoria de Atendimento ao Turista percorrerá estabelecimentos de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e históricos, serviços, artesanato, entre outros, para coletar informações sobre tudo que envolve o turismo em Olímpia.

“O inventário turístico municipal é a principal ferramenta de planejamento da atividade turística. Este mapeamento mostra também as necessidades em termos de espaços para novas ofertas e melhorias nos serviços, pois contempla qualificação profissional, acessibilidade e manutenção dos espaços”, explica Cristina Prado, responsável pelo levantamento.

Além disso, o Inventário Turístico está previsto no Plano Diretor do Município e é uma exigência do Ministério do Turismo, o qual orienta que o mesmo deve ser atualizado com frequência. “Pelo fato de Olímpia agora ser uma Estância Turística, o inventário assume uma importância maior, pois uma das exigências para manter este título é o município ter estas informações permanentemente atualizadas”, completa a turismóloga.

O Inventário reúne dados completos e detalhados sobre a infraestrutura dos locais, funcionando como equipamento de consulta a fim de disponibilizar informações confiáveis sobre a oferta turística do município aos visitantes e gestores, além de propiciar a elaboração de roteiros turísticos e entender o impacto da atividade no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Junto a esse trabalho, a Secretaria de Turismo aproveitará as visitas aos estabelecimentos para informá-los sobre a importância do CADASTUR e realizar o cadastro para aqueles que tiverem interesse.