O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, criou um painel online para acompanhar a reputação de dez cidades: Aparecida, Brotas, Campinas, Campos do Jordão, Eldorado, Ilhabela, Olímpia, Ribeirão Preto, Santos e capital paulista.

A fonte são as postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem.

O painel permite vários cruzamentos, como comparativo anual, percentuais de manifestações negativas, neutras e positivas, as opiniões e exemplos de mensagens dos visitantes sobre os pontos turísticos de maior destaque em cada cidade – são acompanhados 99 atrativos.

O consolidado de 2022 do Estado – média das dez cidades – mostra que 87,4% das manifestações são positivas, 6% neutras e 6,5% negativas. Os usuários do TripAdvisor, canal específico para viajantes, são mais críticos que os do Google.

A covid-19 também aparece nos dados: em fevereiro de 2020, último mês antes da pandemia, foram mais de 29 mil interações, número que caiu para menos de 900 em abril daquele ano; a postagens só passaram a ter consistência – acima de 15 mil – a partir de julho de 2021, o que pode ser atribuído à evolução da vacinação e o retorno das viagens.

Das dez cidades, cinco têm índices superiores a 90% de opiniões positivas: Campinas, com 93,78%, Santos, 93,65%, Aparecida, 91,95%, Ribeirão Preto, 91,51%, e Eldorado, 90,05%. A escolha das cidades monitoradas cobre vários tipos de turismo: religioso, aventura e ecológico, praias, lazer, serra e negócios.

Clique aqui para ver o painel, procure por Olímpia e navegue entre os parques, atrativos e escolha entre TripAdvisor ou Google.

OLÍMPIA, NOTA 89,99

O indicador de reputação dos atrativos de Olímpia, entre maio/21 a 14 de abril de 2022 foi de 89,32% e 87,81% de maio/20 a 14 de abril/21. Comparando-se o valor no mês de abril, até o dia 14, os valores são 89,99% em 2022 e 87,03% em 2021.

O maior indicador na série histórica, desde 2018, ocorreu em maio de 2019, com valor de 91,95%.

Quanto ao número de reviews para os atrativos de Olímpia, o volume observado de maio/21 a 14 de abril de 2022 corresponde a 194% do volume no período anterior, maio/20 a 14 de abril de 2021 (11.339 versus 5.859).

Especificamente em abril de 2022, o total de reviews representou 2.078% do índice de abril de 2021, 2.077% do registrado em abril de 2020 e 49% do volume de abril de 2019, todos até o dia 14.

Em relação ao conteúdo dos comentários, temos 79,17% de comentários positivos em 2021 e 80,65% em 2022. Já os comentários negativos, tiveram redução de 12,63% em 2021 para 7,76% em 2022.

A nota geral dos atrativos de Olímpia, no período de 36 meses: maio de 2019 a abril de 2022 é de 4,45 no Google e 4,00 no TripAdvisor, com máximo possível de 5,0.

Dentre os comentários positivos, as categorias com melhores avaliações, no ano de 2022, foram: Localização (17,57%), Experiência (15,98%) e Entretenimento (13,11%), e as categorias avaliadas negativamente foram: Valor (31,30%), Alimentos e Bebidas (14,90%) e Experiência (12,50%).

RELATÓRIO COMPLETO PODE SER LIDO OU BAIXADO AQUI.