O ‘case’ do desenvolvimento da economia de Olímpia através do incremento turístico foi apresentado na manhã desta quarta-feira (30) pelo prefeito Fernando Cunha como um dos convidados do Seminário Economia do Visitante – São Paulo consolida estratégia no setor de Turismo, do Valor Econômico (Editora Globo), na capital paulista. O secretário de Estado de Turismo e Viagem Vinicius Lummertz foi o primeiro a revelar os dados do Estado e, obviamente, citou também Olímpia, inclusive como primeiro Distrito Turístico do Estado.

O seminário, conduzido pelo jornalista e autor Pedro Dória, discute como a retomada do Turismo pode alavancar negócios e gerar boas oportunidades.

Ao expor as ações voltadas ao Turismo estadual, o secretário Lummertz apresentou dados relevantes de investimentos, inclusive na concessão de parques, despoluição do Tietê na capital e, evidentemente, a criação dos Distritos Turísticos, sendo Olímpia o primeiro no Estado.

“Nós queremos transformar e fomentar o Turismo no Estado de São Paulo, essa é a nossa função de governo, por isso existe o programa SP Para Todos”, frisou o secretário estadual. Segundo ele, “não estamos fazendo de Turismo como entendimento clássico, mas entender a nova abordagem da Economia do Visitante, e vimos a importância disso no desmonte que sofremos durante a pandemia, todos os outros segmentos estão interligados ao Turismo, portanto temos de sair da definição clássica de Turismo”.

“O prefeito de Olímpia sabe disso: o problema não é o de demanda, mas de oferta, por isso estamos investindo em concessões de parques, zoológicos, Olímpia com 30 mil leitos contribui e muito nesse cenário”, citou Lummertz.

FERNANDO: O TRIPÉ DO TURISMO EM OLÍMPIA

O jornalista e apresentador Pedro Dória questionou o prefeito Fernando Cunha: “Olímpia possui 30 mil leitos destinados ao turismo familiar, mas há um potencial imenso de aumento disso para os próximos anos, há perspectivas para induzir novos empreendimentos e investimentos, não é?”

Fernando iniciou destacando que “precisamos ter clareza de que, no Brasil, a poupança pública se esvaiu, temos que mobilizar a poupança privada para termos pujança econômica, e é o que temos feito em Olímpia, no semestre passado, neste início de ano, esses mesmos dois grupos lançaram mais 1,5 mil leitos de hotelaria, ao custo de R$ 700 milhões no ano passado e agora mais R$ 600 milhões, e há previsões de investimentos para 2023 de mais 1,5 mil apartamentos, em direção a dobrar para 60 mil leitos em Olímpia”.

“Em Olímpia, destacamos a necessidade de manter equilibrado o seguinte tripé: hospedagem, entretenimento e alimento”, assinalou Fernando Cunha, acrescentando: “Estamos indo em direção ao entretenimento, a hotelaria está bem encaminhada, e devemos isso à nova modalidade introduzida que é o da propriedade compartilhada, que é a segunda residência para cerca de 50% dos usuários, a outra metade está na hotelaria”.

Fernando Cunha entre os convidados do Seminário do Valor Econômico

“EM OLÍMPIA, VENDEMOS FELICIDADE”

O prefeito citou, ainda, que o potencial da região é de 100 milhões de pessoas em um raio de 500 quilômetros, e metade, cerca de 50 milhões, fazem turismo. “Atrás desse mercado e da iniciativa privada, que traz rentabilidade ao setor, mas é necessário pensar em segurança institucional, por isso em Olímpia passamos a fomentar também o entretenimento”.

E, nesse ponto, Fernando Cunha citou o objetivo desse foco: “Nós vendemos felicidade para o turista que fica, em média, quatro dias em Olímpia, mas o cidadão também tem que ser feliz, então estamos trabalhando em prol da qualidade de vida, e aí vem o entretenimento, o enriquecimento cultural da cidade, por isso estamos oferecendo os centros culturais, museus, promoção do Folclore Nacional, Olímpia é a Capital Nacional do Folclore”.

Fernando assinalou, ainda, que “os parques de Olímpia tem que fazer investimento correspondente à expansão da hotelaria, temos uma lei municipal que, qualquer novo resort, tem que apresentar uma ‘EIA-Rima’ (é um documento que contém informações e resultados das análises que são realizadas em uma determinada região) que deverá ser aprovada, ou não, pela Prefeitura, uma espécie de viabilidade econômica e turística e, dentro disso, aí sim o incremento de leitos na cidade, tem que haver um crescimento ordenado e que se sustente”.

E, mais: “Dependendo o caso, o novo Resort deverá trazer um novo parque ou nova atração turística compatível para o número de leitos que está trazendo para a cidade”.

ECONOMIA DO VISITANTE, NOVA VISÃO

Ao concluir, o prefeito de Olímpia elogiou o tema do seminário do Valor Econômico: “Acho brilhante essa postura da Economia do Visitante, porque hoje é agronegócio e não mais somente agricultura, a população tem que enxergar isso, não somente como destacou o secretário, o turismo clássico, nós temos que ter segurança sobre todos os aspectos e sustentabilidade sobre todos os aspectos da estabilidade ambiental, econômica e social, , sem esses fatores o destino não se sustenta, entraria em decadência”.