Em comemoração ao aniversário da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura de Olímpia, em parceria com o Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” e a Associação Olímpia Para Todos, realiza até sexta-feira (6), a exposição “Olímpia 117 – Nossa Terra, Nossa Gente”, no Centro de Atendimento ao Turista.

A mostra, que reúne fotos e vídeos antigos disponibilizados pela Família Abe, foi aberta na última sexta-feira, 28 de fevereiro. O evento, coordenado pela secretária de Administração, Eliane Beraldo Abreu e pela bibliotecária Maria do Carmo Passi, contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, secretários municipais, convidados e representantes da família Abe.

Durante a abertura, foi entregue aos familiares do homenageado um recorte antigo do jornal “A Voz do Comércio”, de 1986. Todos os presentes ainda receberam como lembrança um cartão postal com um mix de fotos antigas e atuais de Olímpia. O cartão foi entregue em um envelope reproduzido do Foto Abe, como as fotos eram entregues aos clientes.

O prefeito Fernando Cunha, destacou a importância do Arquivo Público. “A ideia inicial do Arquivo Público era resgatar a memória, e também registrar tudo que acontece atualmente para que as futuras gerações possam ter um registro do que Olímpia foi, do que Olímpia é e que as futuras gerações tem que ter a oportunidade de ter esse conhecimento”, disse.

“Nossa Olímpia começou com os desbravadores e depois veio a cultura do café. Nós chegamos nos tempos atuais com essa característica do novo ciclo do turismo e que hoje, faz com que Olímpia renasça com o mesmo brilho, com o mesmo potencial econômico da década de 20 do auge do café.  Nós construímos essa cidade que eu tenho o prazer de, como olimpiense, ser prefeito e deixo um legado também. Temos muito a fazer, assim como já fizemos bastante. Vejo no Arquivo Público uma iniciativa que resgata uma série de pessoas importantes e lembramos também da família Abe. Com isso, entendo que estamos homenageando todos os imigrantes que ajudaram a construir a nossa cidade. A família Abe representa isso e deu uma grande contribuição para a nossa cidade e nos permite com essa contribuição, escrever um grande trecho da nossa cidade. Por isso as nossas homenagens e os nossos agradecimentos a família Abe e a gente espera que com isso tenhamos registrado para as futuras gerações porque que todos vocês vieram para Olímpia”, finalizou o prefeito Fernando Cunha.

A família Abe se emocionou com a homenagem, através da manifestação de Teruo Abe, representando os demais membros: “Quero agradecer ao prefeito Fernando Cunha. Me sinto muito honrado com essa exposição. Em nome da família Abe, nós agradecemos em nome do meu pai, que nos ajudou a formar todos os nossos filhos, principalmente o Ângelo que não está mais entre nós e ao Mário que ajudou meu pai na loja. Nós construímos um pouquinho da nossa cidade, eu vim ajudando meus pais desde criança e eu sai aqui em 1976 e estou retornando hoje para receber essa homenagem e estou muito contente. Muito obrigada a todos”.

A exposição fica até sexta-feira (6), no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça Rui Barbosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here