O advogado Rafael Aguiar, de Guaraci, também inscrito na Ordem dos Advogados em Portugal, no Conselho Regional do Porto, é o primeiro advogado brasileiro a se voluntariar auxiliando os refugiados da guerra na Ucrânia.

Ele foi nomeado pela Ordem de Portugal a prestar auxílio jurídico de forma gratuita aos cidadãos ucranianos que estejam fugindo da guerra em direção a Portugal.

Rafael Aguiar é especialista em Direito Internacional e Direito Imigratório, e assim dará auxílio jurídico aos familiares ucranianos para se legalizarem no país, garantindo-lhes acesso ao sistema de saúde gratuito, à Previdência do país e ter um emprego.

“A Ordem de Portugal quer, assim dar condições dignas de nova vida para crianças, mulheres, e toda a família de forma legal e humana”, disse o advogado brasileiro que tem banca advocatícia em Portugal.

Rafael Aguiar possui pós graduação em Direito Internacional e Direitos Humanos pela PUC-Minas, além de ser Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade do Minho em Portugal, uma das mais renovadas da Europa, além de diversos cursos de Direito Imigratório pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Rafael Aguiar atua em escritórios na Avenida Paulista, capital, na cidade de Braga, Portugal e em Roma, na Itália.