O professor de Direito, Thiago Caversan Antunes, advogado com banca em Londrina (PR), especialista em Direito Civil e Mestre em Direito Negocial (UEL), acaba de lançar uma obra de inteira autoria – Vai Vendo, com ‘causos’ e casos reais, de seu exercício nas lides do Direito, marcadas, inclusive, com pitadas de ironia e humor da prática forense.

18425474_1456832234337104_7291782826275887890_n

Em janeiro passado, Thiago integrou uma coletânea sobre inovações do Código de Processo Civil (veja link abaixo). Agora, o ‘Vai Vendo’, sintetiza o que ele vem postando nas redes sociais, sempre com utilizando-se dessa expressão (Vai Vendo…).

Na atual obra, os capítulos dividem-se claramente em duas partes: a primeira parcela é um exercício de contação de histórias, casos e causos compilados ao longo de anos de prática forense; enquanto a segunda, “vai vendo”, dedica-se a uma breve reflexão teórica sobre as suas peculiaridades, inclusive com remissões à legislação relacionada ao assunto, à doutrina e, pontualmente, à jurisprudência de alguma forma ilustrativas ou esclarecedoras.

O texto aborda uma série de questões que de destacado interesse no cenário contemporâneo – tais como prerrogativas e deveres profissionais, direitos sociais, reserva do possível etc.

18554528_1459913327362328_484234127_n“A problemática da efetividade da jurisdição é objeto de diversos capítulos, por meio de abordagens que nos pareceram complementares”, assinala Thiago, e complementa: “Isso se justifica porque, se o Estado veda, na quase totalidade das hipóteses, a autotutela, assume, de outro lado, o dever de solucionar os casos que são levados à apreciação do Poder Judiciário, com a maior eficácia e eficiência possíveis – sob pena de se gerar uma enorme sensação de descrédito institucional, que, infelizmente, não é estranha a nenhum de nós”.

Leia também

Mestre em Direito olimpiense é co-autor de livro sobre inovações do Código de Processo Civil

No livro ‘Vai Vendo’, há, inclusive, um trecho da introdução em que o autor menciona Olímpia:

“Nasci em uma família de educadores e cresci na acolhedora e bela cidade de Olímpia-SP, que é amplamente conhecida por um paradisíaco parque aquático onde passei muitas tardes de minha infância e juventude, o Thermas dos Laranjais, e também tida como a Capital Nacional do Folclore – e lá me descobri um apaixonado pelo folclore brasileiro. Talvez por isso, tenha me tornado, de certa forma, desde muito cedo, um contador de histórias, casos e causos. Depois, mudei-me para o Estado do Paraná, onde frequentei a Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina, acabando, aqui, apaixonado também pelas Ciências Jurídicas, a ponto de ter vindo a ser, além de advogado, professor universitário – consagrando, assim, a meu próprio modo, o que já parece ser uma espécie de tradição familiar”.

E, prossegue o autor: “O texto ao qual me dediquei nos últimos tempos, e que apresento agora, em forma de livro, é, de algum modo, uma tentativa de conciliar essas paixões todas. Assim, a primeira parte de cada capítulo é um exercício de contação de histórias, casos e causos; enquanto a segunda parte, “vai vendo”, dedica-se a uma de breve reflexão teórica sobre as suas peculiaridades, inclusive com algumas remissões à legislação relacionada ao assunto, à doutrina e, pontualmente, à jurisprudência que nos pareceram de alguma forma ilustrativas ou esclarecedoras”.

SOBRE O AUTOR

18554815_1459912774029050_750904391_nThiago Caversan Antunes é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Direito Civil e Processo Civil (UEL) e mestre em Direito Negocial (UEL). Professor dos cursos de graduação em Direito da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e das Faculdades do Centro do Paraná (UCP), e de vários cursos de pós-graduação lato sensu em todo o País.

Autor de diversos artigos e capítulos de livros.

Atua como advogado e é membro efetivo do Conselho da Subseção de Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil.

A editora é a Editora Lualri. São 15 capítulos, 165 páginas.

O livro está a venda online, por enquanto, no link: http://pag.ae/bdkj1NM

E também pode ser adquirido com o autor, para quem quiser autografado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here