Conforme já divulgado pelo Diário, na sexta (16), nas redes sociais, foi realizada cerimônia pela 74ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Olímpia, na Casa do Advogado ‘Henri Aidar’, a partir das 19h, para homenagear advogados decanos e entregar carteiras da Ordem para os bacharéis em Direito, tornando-os, de fato e de direito, advogados.

O Diário editou, com exclusividade, um vídeo com um resumo da cerimônia, das falas, homenagens e do jantar de confraternização, com o cantor Adriano Belli. Antes, porém, acompanhe a reportagem abaixo, com fotos.

O cerimonialista foi Charles Amaral, diretor de Cultura do município, que chamou para compor a mesa diretora o presidente da OAB local, Edson Rodrigo Neves; a vice-presidente Silvana de Sousa; o secretário-geral Daniel Renato Sacchetin; a secretária-adjunta Mirela Costa Neves e o advogado Mário Francisco Montini, além dos membros da Comissão de Eventos Érico Antonio Padilha, Josimara Cristina Gisoldi Aguiar e o decano Antonio Raul Almodôvar Toti.

Composta a mesa, o cerimonialista convidou a todos para a entoação do Hino Nacional Brasileiro e, na sequência, as boas-vindas do presidente Edson Rodrigo Neves.

Depois, Charles Amaral disse que o membro da diretoria Marcelo Roberto Campos não pode estar presente, mas enviou seus cumprimentos através de uma frase de Rui Barbosa, em que “o advogado pouco vale nos tempos calmos; o seu grande papel é quando precisa arrostar o poder dos déspotas, apresentando perante os tribunais o caráter supremo dos povos livres”. Roberto Campos exerce a função de professor na ETEC local, daí a sua impossibilidade de comparecer.

Charles Amaral, cerimonialista da Semana do Advogado de Olímpia

O cerimonialista destacou, também, os Dez Mandamentos do Advogado. Como afirma o notável jurista e autor uruguaio Couture, os mandamentos são “decálogos do dever, da cortesia e da nobreza da profissão. Querem significar em poucas palavras a dignidade do ministério do advogado. Ordenam e confortam ao mesmo tempo; mantém alerta a consciência do dever; procuram ajustar a condição humana do advogado à missão quase divina da defesa”.

Na sequência, o secretário-geral da OAB de Olímpia, Daniel Renato Sacchetin fez uso da palavra e homenageou os advogados decanos, assim como os entrantes. (Os principais trechos dos discursos e da cerimônia como um todo, você confere no vídeo incorporado à esta reportagem, exclusivo do Diário).

Daniel Renato Sacchetin

OS ADVOGADOS DECANOS HOMENAGEADOS

Foram entregues certificados para cinco advogados decanos da OAB de Olímpia, pela ordem do cerimonial: João Batista Dias Magalhães, Vanderlei Cândido, Roberto Carlos Caron, Edely Nieto Ganâncio e Iscila Christina Vietti Aidar Piton.

Os decanos homenageados. Atrás, a diretoria da OAB local

OS NOVOS ADVOGADOS DE OLÍMPIA

Depois, foi a vez dos bacharéis em Direito receberem a carteira da OAB, antes, porém, fizeram o Juramento do Advogado: Bianca de Carvalho Marques, Ineida Tomas dos Santos Ribeiro, Davi Fernando de Paula, Mariana Pinheiro Batista, Paulo César Ferri, Adalto Henrique Stephanini Bignardi e Thais dos Santos Rodrigues.

O Juramento do Advogado
Os novos profissionais do Direito com a diretoria da OAB de Olímpia

E, finalmente, como parte do cerimonial, foram empossados os membros das Comissões de Defesa dos Direitos Animais, Viviane Finoti Pereira, e da Comissão de Comunicação e Desenvolvimento Social, Michele Fernando Zeli e Tulio Marangoni Posela.

Membros das novas comissões da OAB empossadas na cerimônia

Ao final, um discurso curto e ‘na lata’ do presidente da OAB, principalmente aos novatos: “Exercer a advocacia é ser persistente, tolerante, não tenham receio de importunar as autoridades. A advocacia sofre, diuturnamente, autoridades tentam diminuir o exercício do advogado, vocês podem contar com a nossa Diretoria, da defesa firme e intransigente das prerrogativas, não toleramos nenhuma ação em desfavor do advogado”.

Presidente da OAB: Não tenham receio de desagradar as autoridades constituídas. Sofremos com elas diuturnamente

Ao final, foi oferecido um jantar de confraternização com a participação musical do cantor olimpiense Adriano Belli.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here