Pelo novo decreto municipal editado no final da tarde desta quinta-feira (22), e já publicado na íntegra pelo Diário, e comentado ‘ao vivo’ no Jornal da Noite, às 20h, em detalhes, pelo menos uma classe respirou aliviada e, alguns, pelos comentários, até se emocionaram: a classe artística, os eventos culturais e, também, aqueles que sobreviviam, até o início da pandemia, em março do ano passado, de música ao vivo em bares, restaurantes e afins.

CORREÇÃO: ANIVERSÁRIOS podem ser realizados em buffets, devidamente formalizados e de acordo com o decreto.

Conforme diz em seu artigo primeiro, as novas regras começam a vigorar à zero hora de sexta-feira (23): “A partir das 00hs do dia 23 de julho de 2021, as medidas de quarentena instituída pelo Decreto Estadual n.o 64.881, de 22 de março de 2020, passam a vigorar com os regramentos contidos neste Decreto, até posterior reavaliação”.

Prefeito Fernando Cunha

A Prefeitura de Olímpia reúne, neste novo decreto, oito decretos anteriores que, fragmentados, causavam confusão. E, ao mesmo tempo, o prefeito Fernando Cunha decidiu ampliar, tendo em vista o aumento da vacinação e diminuição dos casos efetivos, inclusive internações e quase nada de ventilação mecânica na UPA nos últimos dez dias, está com esse novo decreto ampliando a vigência da fase de transição no município, em acordo com o Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Pelo novo decreto, uma área chamou muito a atenção, retomando a economia na Estância Turística de Olímpia: os eventos culturais, a música ao vivo, aniversários, casamentos, formaturas, serviços de buffet e afins.

BUFFETs

Segundo o artigo 16 do novo decreto, “Os serviços de buffet poderão retomar suas atividades, observando o limite de 60% da capacidade do local, respeitando-se o distanciamento de 1 pessoa para cada 9 metros quadrados, e apenas para convidados sentados”.

MÚSICA AO VIVO

E, boa notícia para as duplas, os músicos, que trabalham com música ao vivo. Artigo 17, diz textualmente: “Ficam permitidas as atividades de entretenimento em locais comerciais, sonorização ambiente, inclusive com músicas ao vivo”.

CASAMENTOS, FORMATURAS E BATIZADOS

E, o prefeito Fernando Cunha, contempla também no novo decreto, abolindo os oito anteriores, que “as atividades culturais, convenções e eventos (casamentos, batizados e formaturas), poderão ter seu funcionamento desde que observadas as seguintes regras:  ocupação máxima de 1 pessoa a cada 9 metros quadrados; uso obrigatório de máscaras para todos e disponibilizar álcool em gel 70% em todas as dependências”.

Como o Diário noticiou em primeira mão hoje, em novembro a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), em encontro hoje com o prefeito Fernando Cunha, deputado federal Geninho Zuliani, garantiu um grande congresso municipalista e com parceiros no parque aquático Thermas dos Laranjais, sendo o primeiro, provavelmente, nesses tempos de pandemia, presencial e com todo o regramento sanitário e de segurança.

CARRETA DA ALEGRIA

E quem aprovou o novo decreto foi o pessoal das carretas, tipo ‘Carreta da Alegria’. O novo decreto diz, textualmente: “fica autorizada a circulação de veículos utilizados como entretenimento para passeio urbano com público, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento de 1 pessoa para cada 9 metros quadrados, bem como o percentual de 60% de sua capacidade total, sem prejuízo das regras de assepsia”.

O Toque de Restrição, conforme regra contida no Plano São Paulo, obedecerão aos horários das 23h até às 5h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here