A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente de Olímpia reorganizou os canais de solicitação para erradicação de árvores e castração de cães e gatos fêmeas, anteriormente da competência da autarquia Daemo Ambiental, agora é direto na Prefeitura.

A partir da próxima segunda-feira (9), todas as solicitações devem ser feitas diretamente no setor de Protocolo, da secretaria de Administração, na Rua 9 de Julho, 1054 – Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h, levando os documentos presencialmente e na hora preenche o formulário, dando encaminhamento para análise dos pedidos.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

A castração de animais foi retomada no mês passado após a conclusão do novo processo de licitação. O serviço é destinado somente a cães e gatos fêmeas de famílias de baixa renda, que devem apresentar a Folha Resumo que os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social emitem.

O formulário de requisição também deve ser preenchido no setor de Protocolo e, em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (17) 3279-4886 ou pelo WhatsApp (17) 99706-0077, das 7h às 17h.

ERRADICAÇÃO DE ÁRVORES

No caso da erradicação de árvores, para a requisição, o solicitante precisa levar documentos pessoais e do imóvel, indicar a localização, a espécie arbórea e o motivo do pedido. As demandas são analisadas, com vistoria ao local para averiguação por fiscais ambientais e emissão do laudo.

Em caso de deferimento do pedido, o morador tem um prazo para promover a erradicação, se comprometendo ainda em realizar a compensação com a plantação de nova espécie.

CENTRO DE ACOLHIMENTO

Desde 2020, o Centro de Acolhimento Animal realizou mais de 1,5 mil castrações. Para este ano, foram licitados mais 850 procedimentos, sendo 500 para cachorras e 350 para gatas, já tendo sido feitas 37 cirurgias no último mês.

Para deferimento do pedido, é realizada visita e entrevista com o médico veterinário responsável a fim de conhecer o animal e verificar as condições para a castração.

O objetivo da ação é promover o controle populacional de cães e gatos, reduzindo o número de fugas, de animais em situação de abandono e ainda prevenindo doenças.