A Guarani, empresa do Grupo Tereos, mantém um Programa de Recuperação de Nascentes, iniciado no ano de 2015, com o objetivo de, ao longo do tempo, aumentar a quantidade e a qualidade hídrica da região onde suas unidades industriais estão instaladas, desenvolvendo a recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) das nascentes. Foto Ferdinando Ramos

Edson Luiz Carvalho, gerente de Meio Ambiente da Guarani, explica que, por meio deste projeto, é avaliado o estado de preservação das nascentes perenes no alto das bacias hidrográficas das áreas de influência da companhia, visando embasar programas de recuperação ambiental.

“A partir da avaliação, elaboramos um projeto de recuperação florestal das APPs das nascentes, com espécies de árvores nativas, visando proteger os recursos hídricos superficiais dos Córregos, assim como aumentar a biodiversidade regional”, acrescenta Edson.

As mudas utilizadas na recuperação das nascentes serão produzidas no viveiro próprio da Guarani, localizado na unidade Cruz Alta, em Olímpia.

O escopo de trabalho do projeto ainda contempla ações como preparação o solo, plantio, irrigação, manutenção, combate de pragas e conscientização dos proprietários das áreas.