Foram realizadas na segunda (16) e terça (17), em Rio Preto, Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE), através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros.

De Olímpia, participaram do evento os colaboradores da Prefeitura de Olímpia, a Divisão do Meio Ambiente da Daemo Ambiental e os atiradores do Tiro de Guerra de Olímpia, comandados pelo subtenente Edvaldo de Oliveira Coragem.

oficina-1

O primeiro dia de treinamento foi realizado no auditório da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Rio Preto e discutiu temas sobre a situação dos municípios e as políticas de precaução com a estiagem. Além disso, possibilitou outras entidades a abordarem o trabalho desenvolvido pele Operação Corta Fogo, realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a situação do combate ao Aedes Aegypti no estado, principalmente nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto.

Também foram abordados temas como as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município VerdeAzul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.

O segundo dia (17) de oficina foi realizado auditório do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e dedicou o tema ao Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas para formação de brigadistas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.