DA REDAÇÃO — A Estância Turística de Olímpia vai promover, a partir de segunda-feira (2), uma série de ações educativas e sustentáveis em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Meio Ambiente e envolve diversas parcerias com empresas e instituições da cidade.

Com o tema “Olímpia Mais Sustentável e Consciente”, a agenda começa com visita de alunos do 3º ano da rede municipal ao Centro de Educação Ambiental e Viveiro de Mudas. No mesmo dia, haverá plantio de espécies nativas na Gruta de São José, com alunos da APAE, dentro da ação “Plantando o Futuro”, uma parceria com o Thermas dos Laranjais.

Na terça (3), a Casa da Cultura sediará a palestra “Mudanças Climáticas: Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais”, das 18h às 21h, com entrada gratuita. A discussão contará com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal e das divisões de Meio Ambiente e Agricultura.

A quarta-feira (4) terá o desenvolvimento do projeto “Plantio de Mudas para Arborização Urbana-Escolar” na EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca e uma palestra sobre educação ambiental voltada aos colaboradores do parque Thermas dos Laranjais.

O ponto alto da programação acontece na quinta-feira (5), na Praça da Matriz, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O espaço receberá atividades voltadas à conscientização ambiental, com doação de mudas, coleta de pilhas e eletrônicos, ações educativas em saúde e participação de escolas e parceiros como Hot Beach, Thermas dos Laranjais, Condumax, Constroeste e Tereos.

Na sexta (6), será a vez do Parque Ambiental receber o plantio de mudas com participação do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, como parte das ações de reflorestamento e arborização.

Encerrando a semana, no sábado (7), das 8h às 12h, o Centro de Acolhimento Animal (CAA) realiza uma edição especial do projeto “CAA na Comunidade”, com adoção de animais, vacinação antirrábica, castração e orientação veterinária gratuita na Praça da Matriz, reforçando a ligação entre bem-estar animal e sustentabilidade urbana.