O Governo de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), abriu nesta quinta-feira (12), processo de licitação para perfuração de 141 poços profundos em 125 municípios do Estado não atendidos pela SABESP. O conjunto faz parte do programa “Água é Vida”, apresentado em 7 de outubro pelo Governador João Doria com o objetivo de reforçar a segurança hídrica no estado.

Olímpia, Severínia e Embaúba, da Comarca, também serão beneficiados com esses novos poços profundos.

O processo licitatório prevê a contratação de empresa de engenharia que deverá executar o serviço em um período de seis meses.

A perfuração dos poços vai beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes e a previsão é de investimento de R$ 145 milhões. O DAEE já tem os projetos prontos e o início das obras está previsto para janeiro. A entrega dos poços deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. O programa prevê também a construção de reservatórios metálicos com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço.

Para o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, a perfuração desse conjunto de poços deixa o estado de São Paulo ainda mais preparado para enfrentar eventos climáticos: “Com essas obras, o governo garante abastecimento para mais de 2 milhões de pessoas reforçando a segurança hídrica paulista, destacou Loducca.

O “Água é Vida” inclui também a revitalização de cerca de 3 mil quilômetros de cursos d’água em 260 municípios e a construção de mais duas barragens na região da bacia do PCJ – dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here