A Estância Turística de Olímpia conquistou a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O município está na posição 104, dentre os 120 municípios paulistas que foram certificados.

Olímpia aderiu ao programa em 2009 e trabalha para atender e otimizar a gestão ambiental. Em 2015, a pontuação foi 80,78, garantindo a certificação, que é um dos critérios para a liberação de recursos pela FECOP – Fundo Estadual de Controle da Poluição.

O Programa Município Verde-Azul foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com propósito inovador, que mede e apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização da agenda ambiental nos municípios. O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas a elaborarem e executarem políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo Município Verde-Azul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo como temas estratégicos o Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e o Conselho Ambiental.

Para o prefeito Geninho Zuliani a certificação é o resultado do empenho de todos na questão do meio ambiente no município. “Estamos sempre buscando nos desenvolver de forma consciente e para isto nos empenhamos em ter um município sustentável. Isto é um reflexo dos nossos investimentos e sei que no próximo ano estaremos ainda melhor”, afirma o Prefeito.