Anteontem, terça-feira (8), o projeto “Visita à Nascente” encerrou as atividades constantes da programação deste ano. O projeto é desenvolvido ao longo do ano letivo e envolve todos os alunos dos 5º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino, desenvolvido por meio de parceria da Daemo Ambiental com a Secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia.

O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação das nascentes do Córrego Olhos D’Água. 

Realizado desde 2009, o projeto visa despertar a consciência ambiental referente aos recursos hídricos e a importância que a água tem para a vida. Além disso, procura despertar nos alunos a preocupação frente à qualidade, à quantidade de água e à cidadania, fazendo com que eles busquem soluções para problemas ambientais.

Os alunos iniciam a visita pelo Povoado de Álvora, em Severínia, percorrendo até o Sítio Nossa Senhora Aparecida, de propriedade de Luiz Antônio Carminatti Righetti. No caminho de volta, os alunos visitam todo o bairro rural Olhos D’Água, da Capela de São José até a Estação de Captação de Água, às margens do córrego, e depois até a Estação de Tratamento de Água-ETA, já na área urbana da cidade.

“O projeto é muito importante para as crianças, pois desperta a preocupação com a qualidade e a quantidade da água. É por meio dele que os alunos percebem como é importante o reflorestamento para o aumento dos recursos hídricos, principalmente, no Córrego Olhos D’Água, responsável pelo abastecimento de alguns bairros de nossa cidade”, explica a Assessora de Meio Ambiente da Daemo Ambiental, Ana Lúcia Lopes Volfe.

Para a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Leila de Aquino Garcia, os alunos aprimoram o conhecimento que tiveram em sala de aula com as visitas. “Com a aula no campo, eles veem na prática o que é uma Bacia Hidrográfica, os problemas da erosão e do assoreamento. Além disso, conhecem a importância da água do Córrego Olhos D’Água para nossa cidade, fazendo com que se tornem críticos e estrategistas na resolução de muitos problemas”, avalia a Coordenadora.

Ao final das atividades do projeto é feita uma avaliação, na qual as crianças desenvolvem trabalhos relacionados ao tema, como relatórios, desenhos, histórias em quadrinhos, maquetes e exposições, fazendo com que essa atividade cumpra o que preconizam as Leis 3.863/2014, que dispõe sobre a Política de Educação Ambiental da Estância Turística de Olímpia, e a 3.353/2009, que dispõe sobre a inclusão da Educação Ambiental, de forma transversal, nas escolas municipais.